Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

01/02/2024 | 08:13 - Atualizada em 02/02/2024 | 12:09

​Governador descarta lockdown em Mato Grosso

Ele sugere que poderá adotar “medidas mais rigorosas” caso a vigilância sanitária identifique a necessidade.

TVMais News

​Governador descarta lockdown em Mato Grosso

Foto: RepórterMT

O governador Mauro Mendes (União Brasil), descarta a imposição de um novo lockdown em Mato Grosso devido ao aumento de casos de covid-19 no estado. No entanto, ele sugere que poderá adotar “medidas mais rigorosas” caso a vigilância sanitária identifique a necessidade.

“Tem gente que parou nas primeiras doses e tem gente na quinta dose, então temos que voltar com as campanhas. Aquele grande susto passou, a imunidade de rebanho aconteceu e as vacinas produziram efeito. Que bom! Aquele medo da pandemia e todo aquele transtorno que a gente passou se dissipou. Entretanto, novas variantes, cepas novas apareceram e estão voltando a assustar, em alguns lugares mais e em outros menos”, disse Mauro.

Ele lembrou que, graças às primeiras doses, a população testemunhou a redução significativa nos números de infecções, internações e mortes, além da retomada da economia com o fim do lockdown.

Até o dia 23 de janeiro, houve um aumento de mais de 70% no número de casos em comparação com dezembro de 2023 em Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta o uso de máscaras por profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes em diversas unidades, considerando o risco elevado em várias cidades, como Cáceres e outras listadas.

Casos 


Dos dias 10 a 30 de janeiro, Mato Grosso registrou onze óbitos por Covid-19. A informação está disponível no Painel Covid, banco de dados atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Além disso, até esta quarta-feira (31), foram registrados 4.718 casos da doença no estado. 

As mortes ocorreram nos municípios de Cuiabá, Sinop, Sorriso, Água Boa, Poconé, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Aripuanã, Rosário Oeste e Ribeirão Cascalheira. 

A explosão no número de novos contaminados se dá em razão da circulação de uma nova variação da Ômicron. A identificação dessa nova cepa da doença, foi divulgada pela SES no dia 22 de janeiro. Foi a primeira vez que a sub-variante JN 2.5 foi registrada no Brasil. 

De acordo com os dados da SES, vinte e seis cidades do estado apresentam risco alto ou muito alto de contaminação. Em municípios como Cáceres e Nova Xavantina, as Prefeituras já recomendaram o uso de máscaras pela população.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet