Mato Grosso,
Sábado,
4 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

09/02/2024 | 08:09

SES elabora plano de contingência para enfrentar dengue em MT

Além da dengue, o inseto pode transmitir zika e chikunguya

TVMais News

SES elabora plano de contingência para enfrentar dengue em MT

Foto: Prefeitura de Dourados

Depois de confirmar uma morte e registrar 1.496 casos de dengue entre o mês de janeiro e a primeira semana de fevereiro de 2024, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) elaborou um Plano de Contingência para enfrentar as arvobiroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Além da dengue, o inseto pode transmitir zika e chikunguya. As notificações de zika chegaram a 10, mas nenhum caso foi confirmado até o momento. Já os dados de chikunguya apontam para 176 notificações, sendo 132 casos confirmados. Nesse período, não houve nenhuma morte em decorrência das duas doenças. As medidas propostas tem como objetivo fortalecer a prevenção e o controle das doenças em Mato Grosso.

Entre as ações estão o monitoramento de regiões de saúde para detectar a alteração do padrão de comportamento das arboviroses em busca de reduzir risco de surtos e epidemias no Estado; monitorar e detectar precocemente a circulação viral para o acompanhamento da população suscetível; fornecer subsídios aos gestores municipais de saúde para a organização da rede de atenção à saúde para enfrentamento de epidemias de dengue, zika e chikungunya nos níveis locais; organizar as ações a serem desenvolvidas pelas áreas técnicas envolvidas no enfrentamento das arboviroses urbanas, de maneira articulada e de acordo com o cenário de risco e de transmissão apresentado.

Além de organizar e capacitar a rede assistencial na detecção precoce dos casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya e no acompanhamento dos casos crônicos de Chikungunya e manifestações neurológicas da Zika, promover a capacitação de profissionais envolvidos no enfrentamento dos agravos em questão; fortalecer as ações de vigilância e atenção à saúde quanto a oportunidade no diagnóstico e manejo dos casos de dengue, Chikungunya e Zika nos níveis locais e garantir estoque estratégico dos insumos a serem utilizados pelos profissionais de saúde, conforme a necessidade dos atendimentos realizados e medidas de prevenção e controle adotadas.

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES também irá monitorar os indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais; o aumento na procura por unidades de saúde por pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zika ou aumento no número de internações; a execução das ações do Plano de Contingência Estadual no âmbito regional e também fará a avaliação das ações propostas nos planos de contingência regionais.

O plano traz ainda atividades específicas a serem executadas em cada cenário de alerta, com base nos indicadores de transmissão dos municípios. O cenário será classificado em silencioso, risco inicial, risco moderado e alto risco.

“Não medimos esforços no enfrentamento das arboviroses. Capacitamos constantemente os profissionais da saúde, seja no manejo correto dos casos suspeitos ou na vigilância ambiental. Além disso, mantemos a distribuição de insumos estratégicos, como medida complementar ao controle dos vetores. O Estado está fazendo o dever de casa, mas é necessário unirmos esforços contra as doenças”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Por fim, o documento estabelece que, caso o cenário seja de alto risco e as ações emergenciais não deem a resposta desejada, a SES irá acionar o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes).

Para acessar o Plano de Contingência na íntegra, clique AQUI.

(Com informações da assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet