Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

29/02/2024 | 10:41

​Dona Domingas conquista Prêmio Nacional e celebra 70 anos com ensaio aberto do Flor Ribeirinha em seu quintal

A iniciativa traz ao público a oportunidade de prestigiar danças e músicas tradicionais do grupo e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura

TVMais News

​Dona Domingas conquista Prêmio Nacional e celebra 70 anos com ensaio aberto do Flor Ribeirinha em seu quintal

Foto: Assessoria

O Grupo Flor Ribeirinha promoverá a primeira edição de 2024 do ensaio aberto, neste domingo (03), às 19h, no Ponto de Cultura Quintal da Domingas na comunidade São Gonçalo Beira Rio, com muitas atrações regionais. Artistas populares com suas músicas e danças tradicionais e projetos socioculturais, tomarão conta do quintal mais famoso da capital, homenageando os 70 anos de vida da Mestra da Cultura e Doutora Honóris Causa, Dona Domingas.

O ensaio aberto é uma iniciativa criativa da Associação Cultural Flor Ribeirinha, que traz ao público a oportunidade de prestigiar um repertório amplo de danças e músicas tradicionais do grupo e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura.

Esta edição também irá celebrar a conquista mais recente de sua fundadora. A aprovação de Dona Domingas, diante do Edital Nacional Cultura Viva Sérgio Mambert: Mestre da Cultura Popular, desenvolvido pelo Ministério da Cultura.

O evento com entrada gratuita oferecerá a deliciosa gastronomia regional com pratos típicos, a preço bem acessível, além da venda de artesanatos da comunidade São Gonçalo Beira Rio.

A programação contará com as apresentações do grupo, notadamente o ensaio do seu novo espetáculo, “Bença Vó”. O espetáculo será lançado em abril no Teatro da UFMT, por meio de uma iniciativa em rede com o Instituto INCA (Inclusão, Cidadania e Ação), que conta com o apoio do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado e Cultura, Esporte e Lazer-Secel/MT.

Participarão desta edição do ensaio aberto, os projetos sociais desenvolvidos pela Associação como o Semente Ribeirinha e Flor da Idade e artistas convidados como os renomados cantores Pescuma, Henrique & Claudinho, Vera Capilé, Roberto Lucialdo, entre outros.

Ao final, o público poderá participar da roda do siriri e dos demais ritmos apresentados, vivenciando e celebrando os 70 anos do ícone da cultura cuiabana e mato-grossense, Dona Domingas Leonor da Silva.

O espetáculo a ser mostrado e a importância da presença do público são destacados. “Tenho a maior satisfação em receber todos aqui no meu quintal para comemorar comigo os meus 70 anos de idade. Aguardo vocês com muito carinho”, disse ela, lembrando o sucesso dos últimos ensaios abertos ao público.

O gestor cultural e diretor artístico do grupo Flor Ribeirinha, Avinner Brandão, que coordena o evento, ressalta que o ensaio aberto além de oportunizar artistas populares como dançarinos, músicos, cozinheiras e artesãs a darem visibilidade às suas produções culturais, ainda os possibilita a gerar renda, fortalecendo o quintal e descentralizando e democratizando o acesso à cultura. ”É importante frisar o potencial turístico que essa ação oferece a cidade. Uma iniciativa inovadora que aproxima turistas e população local a vivenciarem de forma legítima a cultura cuiabana”. concluiu, reforçando o convite ao público.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet