Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

01/03/2024 | 08:12

​Transações via DOC e TEC deixam de existir

Em janeiro, as instituições financeiras já haviam encerrados os agendamentos, ainda que as transferências já agendadas continuassem em vigor até o fim de fevereiro

TVMais News

​Transações via DOC e TEC deixam de existir

Foto: Reprodução

O pix vem ganhando espaço no mercado financeiro e está se tornando a ferramenta mais utilizada na hora de efetuar pagamentos ou transações. Com isso, as ferramentas tradicionais como o TEC e o Doc deixaram de ser utilizados.

Em janeiro, as instituições financeiras já haviam encerrados os agendamentos, ainda que as transferências já agendadas continuassem em vigor até o fim de fevereiro. Agora, as transações via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) estão oficialmente fora do ar a partir dessa quinta-feira (29).

Os métodos de pagamento vigoraram durante cerca de 40 anos foram perdendo espaço para o pix, que permite transferências em tempo real.

Estatísticas

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet