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Notícias / Política

15/03/2024 | 08:51 - Atualizada em 15/03/2024 | 09:00

​Abílio propõe a Mauro troca do BRT pelo ART em Cuiabá

Modelo de transporte comum na Europa é menos poluente, dispensa motoristas e transporta mais passageiros

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​Abílio propõe a Mauro troca do BRT pelo ART em Cuiabá

Foto: Assessoria

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, deputado federal Abílio Brunini (PL) conversou com o governador Mauro Mendes para trocar o projeto do BRT pelo ônibus high-tech, denominado ART.

Trata-se de um modal de transporte que anda sobre trilhos virtuais  e pode transportar mais de 300 pessoas. A mistura de um trem com um ônibus apresenta a possibilidade de acrescentar vagões e aumentar sua capacidade.

O ART é uma forma de fazer o transporte público crescer sem a necessidade de grandes obras. Ele funciona da seguinte maneira: o ART é equipado com sensores para seguir as faixas pintadas e outros sensores na estrada pela qual ele percorre.

Formado em Arquitetura pela Universidade de Cuiabá (Unic) e membro da comissão de Mobilidade Urbana da Câmara dos Deputados, Abílio explica que o Estado não seria obrigado a mexer no trajeto já planejado para percorrer o modal de transporte que será a linha CPA-Centro.

A ideia é trocar vagões do BRT para o ART projetando assim ao futuro de Cuiabá à exploração de um modal mais tecnológico, menos poluente e mais ágil em velocidade.

"A tecnologia se ajusta para o problema em Cuiabá, pois, ainda não foram comprados os vagões do BRT. Também não haverá necessidade de aditivos financeiros e mudanças estruturais nas obras em andamento  Nao haverá nenhuma mudança na obra atual do BRT. O valor de investimento é baixo. E o sistema muito mais eficiente que o BRT", explica Abilio.

Até o momento, o governo do Estado ainda não procedeu com a compra dos vagões do BRT. O trajeto da linha CPA-Centro já está em fase de execução. Questionado como o governador Mauro Mendes (União Brasil) reagiu a proposta, Abílio diz que a considerou inovadora e iria levar ao debate com sua equipe técnica.

"O governador quer o melhor para Cuiabá. Ele [Mauro Mendes] foi simpático a ideia e me disse que iria dialogar com a equipe técnica. O ART é uma solução eficiente e põe fim a essa angústia da população pata ter um transporte público de melhor qualidade", concluiu Abílio.

ART: Rapidez e Modernidade

O projeto começou a ser desenvolvido em 2013 na China com o intuito de reduzir o caótico trânsito dos centros urbanos. O ART tem capacidade de acomodar 307 passageiros ( com três vagões; com cinco, são mais de 500 ) e atinge velocidade máxima de 70 kmh, impulsionado pela energia armazenada em sua bateria. A cada parada de 10 minutos, o veículo recebe energia para mais 25 km de percurso.

O ART pode representar uma forma de aumentar a oferta de transporte público de alta velocidade sem que seja necessário fazer obras comuns de metrô e trem. Na China, o custo por quilômetro de metrô é de 58 mi a 102 mi de dólares, enquanto o trecho custaria 2,2 mi de dólares para criar uma pista virtual para o ART.

A CRRC, fabricante responsável pelo projeto, chama o novo veículo de smart bus ART (sigla em inglês para "veículo autônomo de trânsito rápido")-- o que esclarece que o veículo é um ônibus.


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