Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

29/03/2024 | 10:32 - Atualizada em 29/03/2024 | 10:38

Juiz mantém ação contra Riva e Silval por lavagem de dinheiro

TVMais News

Juiz mantém ação contra Riva e Silval por lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, negou extinguir uma ação penal contra o ex-governador Silval Barbosa, o ex-deputado estadual José Riva e outras três pessoas por suposto crime de lavagem de dinheiro na compra da Fazenda Bauru, localizada em Colniza.

A decisão foi publicada no Diário de Justiça nesta semana.

Além deles, também respondem o processo a esposa de Riva, Janete Riva, o ex-secretário de Estado Pedro Nadaf e o advogado Rodrigo Pacheco.

A extinção da ação foi requeria por Janete e Pacheco sob alegação de que os fatos já são investigados pela 5° Vara Federal do Estado de Mato Grosso.

Na decisão, o magistrado afirmou que a Justiça Federal investiga suspeitas apenas em relação à família de José Riva.

“Assim, nota-se que não há litispendência entre o presente processo e o instaurado perante Justiça Federal, uma vez que ambos possuem objetos distintos e não versam sobre os mesmos fatos delituosos, pelo que rejeito as preliminares arguidas nesse sentido”.

Por fim, o magistrado marcou para o dia 4 de junho a primeira a audiência de instrução e julgamento do processo.

De acordo com a ação, Silval e Riva fecharam um contrato para compra da propriedade, de 46 mil hectares, por R$ 18,6 milhões. Ambos admitiram em delação premiada que parte do valor do negócio foi pago com propina.

O contrato previa que 50% da área seria colocado no nome da empresa Floresta Viva, de propriedade de Janete Riva. Já os 50% de Silval ficaria no nome do advogado Eduardo Pacheco. No final, no entanto, todo o negócio foi feito em nome da Floresta Viva.


ODoc
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet