Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

13/04/2024 | 08:49 - Atualizada em 15/04/2024 | 16:25

Emanuel nega esquema em vacinação da covid-19

TVMais News

Emanuel nega esquema em vacinação da covid-19

Foto: Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se defendeu da denúncia feita pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), em que é acusado de fazer parte de um esquema para furar a fila da vacinação contra a covid-19 durante a pandemia. Por meio de nota emitido pela prefeitura nesta sexta-feira (12), o gestor negou e garantiu que seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“O prefeito Emanuel Pinheiro atendeu com rigor às diretrizes que descreveu o Plano Nacional de Imunização (PNI)  (comorbidade e faixa etárias) determinadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação da população contra o coronavírus”, diz trecho da mensagem.

A denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPMT) diz que o prefeito Emanuel Pinheiro e servidores fraudaram a fila para vacinação contra covid-19 de ao menos 62 pessoas, em 2021. O documento foi encaminhado ao Tribunal de Justiça em janeiro e ainda não foi analisada.

A suposta fraude foi encontrada durante investigação da Operação Capistrum, que trata de superfaturamento de insumos e compras sem licitação durante a pandemia de covid-19.

De acordo com o relatório, os pedidos de agendamentos para pessoas próximas ao prefeito e ao irmão Marco Polo eram encaminhados à Gilmar de Souza Cardoso, Coordenador Técnico de Tecnologia e Informática da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela fila de vacinação. Algumas solicitações eram feitas por Antônio Monreal Neto, chefe de Gabinete do Prefeito do Município de Cuiabá.

Já a nota nega e diz que a vacina foi agendada. “Ele agendou a vacinação para uma data, mas como estava fora da faixa etária optou por aguardar o mês adequado. A campanha Vacina Cuiabá foi transparente e iniciou-se em 20 de janeiro de 2021. No Município, inclusive, foi editada a Lei 6.661/2021, fixando multa para quem furasse a fila”.

Consta no site da Prefeitura de Cuiabá que o gesto foi vacinado em 7 de junho e 2021, 3 dias após abertura de agendamento para pessoas de sua faixa etária, entre 50 e 59 anos, sem comorbidade.




Nota à imprensa

O prefeito Emanuel Pinheiro atendeu com rigor às diretrizes que descreveu o Plano Nacional de Imunização (PNI)  (comorbidade e faixa etárias) determinadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação da população contra o coronavírus; 

Não ocorreu fraude na imunização do prefeito, ele agendou a vacinação para uma data, mas como estava fora da faixa etária optou por aguardar o mês adequado;

A campanha Vacina Cuiabá foi transparente e  iniciou-se em 20 de janeiro de 2021. No Município, inclusive, foi editada a Lei 6.661/2021, fixando multa no valor de R$ 21,8 mil para quem furasse a fila, fruto da preocupação constante do prefeito Emanuel Pinheiro em garantir imunização para aqueles que mais precisavam; 

O prefeito reitera que está à disposição das autoridades para atender a qualquer solicitação versando sobre essas e outras informações.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet