Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

15/04/2024 | 15:00

Servidores da Prefeitura de Cuiabá farão assembleia

Entre as principais queixas, está o atraso no pagamento de férias e 13º, conforme previsto na legislação

TVMais News

Servidores da Prefeitura de Cuiabá farão assembleia

Foto: Assessoria

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc) realiza na sexta-feira (19), a partir das 9h, assembleia-geral para discutir com os trabalhadores reivindicações de diversas categorias.

Entre as principais queixas, está o atraso no pagamento de férias e 13º, conforme previsto na legislação.

O Sispumc reúne trabalhadores de todas as áreas do município. Ao todo, o Executivo conta com aproximadamente 20 mil servidores.

O ato ocorrerá depois da ameaça de paralisação de vários setores diante do corte de direitos trabalhistas, como adicional de insalubridade, hora-extra, equiparação salarial, Revisão-Geral Anual (RGA), entre outros.

A realização da assembleia foi aprovada na manhã dessa segunda-feira (15) durante reunião do presidente do Sispumc, vereador Adevair Cabral, e sindicalizados das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

Categorias como dos enfermeiros e odontólogos já estão em greve.

Segundo o parlamentar, o edital convocando o ato será publicado nas próximas horas em jornal de grande circulação e o que a maioria decidir servirá para orientar a atuação da entidade.

A assembleia servirá também para os servidores discutirem os próximos passos a serem adotados pelas categorias e Sipumc. Isso porque ao longo da semana serão realizadas reuniões com representantes das secretarias municipais para discutir as recentes reivindicações.


A assembleia é aguardada com expectativa porque será a primeira com ampla divulgação diante do corte do adicional de insalubridade, não pagamento de 1/3 de férias dentro do prazo previsto em lei, atraso no pagamento de 13º previsto para o mês de aniversário, não pagamento de horas-extras e não implementação da Revisão Geral Anual (RGA) referente aos anos de 2021 e 2022 e que soma 10,05%.

Durante a reunião de hoje, Adevair confirmou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pagará em maio a RGA do período 2023/2024 e que soma cerca de 4%.

Segundo Adevair, a assembleia ocorre na sexta-feira, a partir das 9h, na sede do Sispumc, localizada na Rua Manoel Ferreira Mendonça, número 249, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Terá como principais pautas a RGA de 2021/2022 e a equiparação salarial da área finalística com área meio.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet