Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

24/01/2018 | 07:30

Após notícias de febre amarela no Sudeste do país, dobra procura pela vacina em Cuiabá

Olhar Direto

Após a veiculação de notícias sobre os casos de febre amarela no Sudeste do país, a procura da população cuiabana pela vacina contra a doença já duplicou nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). As secretarias Municipal e Estadual afirmam que em todo o Estado a vacina é oferecida e pode atender toda a demanda, mas que a população não deve ficar alarmada, já que há anos não se registra casos da doença nesta região.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde o último caso de morte de pessoa por febre amarela silvestre ocorreu em Mato Grosso no ano de 2009, no município de Feliz Natal. A febre amarela silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus, já a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit, o mesmo que transmite a dengue, a zika e chikungunya.


Já a morte de macacos por febre amarela em Mato Grosso foi registrada no período de 21/07/2016 a 05/12/2017, quando foram confirmados por exames laboratoriais dois animais mortos em razão da doença, de um total de 62 macacos encontrados mortos em 15 municípios.  Os dois casos positivos para febre amarela foram em Cuiabá e em São José do Povo, de acordo com os dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da SES/MT).


A Ses ainda disse que Mato Grosso é considerado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde área estratégica de controle vetorial e tem vacina suficiente para imunizar a população. A média de cobertura vacinal registrada pela Ses é de 75%. Os municípios estão abastecidos com a vacina, conforme informação da coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental.


Por conta dos recentes casos de febre amarela no Sudeste do país a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que na capital a procura dobrou nos PSFs no último mês. A prefeitura também afirmou, em uma nota, que quem já recebeu uma dose da vacina não precisa tomar outra. De acordo com a secretaria a vacina é oferecida em todos os PSFs em Cuiabá.


No entanto, a vacina não está disponibilizada todos os dias em 100% dos postos. A vacina chega em doses de 10, e dura 4 horas antes de vencer, por isso, todos os dias a vacina é entregue em alguma unidade de PSF para atender uma demanda, e outro dia em outra. O cidadão pode se informar em cada PSF sobre o dia em que é disponibilizada a vacina no local.

Leia a nota da prefeitura:
 
Sobre o aumento na procura da vacina, de acordo com a coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Lidiane Siqueira, no último mês a procura pela vacina dobrou nos PSFs da capital mato-grossense.


A coordenadora explica que a pessoa que já recebeu uma dose da vacina em qualquer momento da sua vida não precisa tomar outra, pois já estará imunizada para sempre.


Diante da situação nacional com a ocorrência de muitos casos de macacos portadores da doença (ciclo silvestre) bem como casos humanos além do fato de que Cuiabá é classificada como área de risco para febre amarela, foi implantado pela Diretoria de Vigilância em Saúde , em março de 2017, o Plano de Vigilância de Epizootias e criada a Sala de Situação da Febre Amarela.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet