Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

20/04/2024 | 09:03

Botelho diz ser contrário à antecipação da eleição na Assembleia

TVMais News

Botelho diz ser contrário à antecipação da eleição na Assembleia

Foto: Reprodução

O deputado estadual e pré-candidato do partido a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), disse à imprensa nesta quinta-feira (18), que é contra a antecipação da eleição para a composição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A definição é feita a cada 2 anos.

Além de contrário, Botelho vê a antecipação da eleição do pleito interno como desnecessária, argumentando ainda que é preciso evitar antecipações que poderiam ser contestadas judicialmente, citando precedentes no Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu não sou muito favorável porque o Supremo já tem questionado sobre isso. Tem várias eleições que foram inclusive anuladas por condições de antecipações exageradas”, argumentou.

O presidente da AL sugere que a eleição da nova Mesa ocorra após o meio do ano.  Em sua visão, o período proposto permitiria uma eleição mais segura e dentro do prazo legal. “Eu acho que a gente pode fazer entre julho e agosto. Antecipar mais do que isso não vejo como algo prudente”, disse.

A antecipação tem sido defendida pelo deputado estadual Max Russi (PSB), um dos possíveis sucessor de Botelho como presidente do Parlamento. Max sustenta que, devido ao período eleitoral e à candidatura de alguns deputados a prefeituras no interior, seria mais conveniente antecipar a eleição, já que poderia prejudicar os possíveis candidatos que teriam problema com logística, pois teriam que comparecer à sessão de votação e fazer campanha ao mesmo tempo.

"Isso é besteira. Bobagem. Todo mundo vem aqui para a sessão. Não muda nada. Isso é besteira", finaliza Eduardo Botelho.

Além do deputado Russi, Júlio Campos (União) e a deputada Janaina Riva (MDB), já cogitaram comandar a chefia do Legislativo Estadual. Mas, segundo Janaina, ela já tem outros planos, o Senado.

A decisão sobre a data da eleição da Mesa Diretora, portanto, permanece como um tema em aberto, com diferentes perspectivas e argumentos. Atualmente, a votação para a Mesa Diretora está agendada para setembro, enquanto o primeiro turno das eleições municipais para 6 de outubro e o segundo turno previsto para 27 de outubro.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet