Mato Grosso,
Terça-feira,
21 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

30/04/2024 | 16:50

​Ex-secretários e servidores serão ouvidos em processo contra Emanuel

TVMais News

​Ex-secretários e servidores serão ouvidos em processo contra Emanuel

Foto: Reprodução

A Comissão Processante instaurada na Câmara de Cuiabá, contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), definiu os primeiros nomes que serão ouvidas como testemunhas no processo que pode resultar na cassação do mandato do chefe do Executivo Municipal. A informação é do relator do processo, vereador Rogério Varanda (PSDB).

As oitivas se iniciam nesta sexta-feira (3), e os primeiros a prestarem depoimento junto a Comissão serão Gilmar Cardoso, secretário-adjunto de Gestão de Secretaria de Saúde de Cuiabá; e Benedito Oscar, coordenador Especial de Rede de Vigilância em Saúde.

A decisão ocorreu nesta segunda-feira (29), durante reunião dos membros do colegiado. As oitivas marcam o início de uma nova fase do processo. No total, o prefeito apresentou uma lista com 10 nomes.

Além das testemunhas que serão ouvidas ainda esta semana, o ex-secretário-adjunto de Saúde, Milton Corrêa e o ex-secretário Célio Rodrigues da Silva serão ouvidos na segunda-feira (06). Também participarão das oitivas Wellen Marcio Nascimento, Luccas Beresa de Paula, no dia 8 de maio; a servidora, Hellen Cristina da Silva e o ex-secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, no dia 10 de maio; e, no dia 13 de maio, último dia de oitiva, a ex-coordenadora Técnica Administrativa, Dallila Roque Ribeiro e o advogado Matteus Beresa de Paula Macedo.

Leia Também:  Lei institui política de estímulo ao empreendedorismo de jovens do campo
A Comissão Processante foi instaurada no Legislativo Cuiabano no início do mês passado por 16 votos a oito. A medida é reflexo de uma representação apresentada pelo vereado Felipe Corrêa (PL), a qual tem como base uma investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que aponta Emanuel como líder de uma organização criminosa que teria desviado valores milionários na saúde pública.

O fato, inclusive, fez com que o judiciário de Mato Grosso afastasse o prefeito do cargo, mas ele conseguiu reassumir a sua cadeira graças a uma liminar proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Na semana passada, contudo, Emanuel Pinheiro ingressou com um mandado de segurança com pedido de liminar pedindo a suspensão do processo na Casa de Leis. Emanuel também quer impedir que os vereadores voltem a abrir outro procedimento semelhante.

Comissão Processante

A comissão foi instaurada no dia 12 de março, após Emanuel ser acusado de chefiar uma organização criminosa na Saúde de Cuiabá. Na ocasião, os vereadores Wilson Kero Kero (Podemos) e Rogério Varanda (PSDB) e Edna Sampaio (PT) foram sorteados para compor o grupo de investigação.

Nas últimas semanas, o núcleo chegou a enfrentar alguns contratempos em relação à lista de defesa apresentada pelo chefe do Executivo. Isso porque, 10 depoentes foram inseridos no processo sem a devida inscrição de endereços, o que dificultou a notificação das testemunhas.

Após as informações serem corrigidas, as próximas oitivas devem ocorrer na sexta-feira (3).
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet