Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

07/07/2017 | 15:35 - Atualizada em 10/07/2017 | 08:41

Casa lar é equipada com home care para atender crianças com comprometimentos de saúde física e mental

Da redação

"Cinco crianças, cinco presentes de Deus". É nesse clima de agradecimento e de compaixão que a presidente da Ong Casas Caminho Redentor, Maria Soledade, promete receber os hóspedes da quarta casa lar, inaugurada nesta quinta-feira (29), em Cuiabá. São meninos e meninas, com idade de 04 a 08 anos, que possuem comprometimentos de saúde física e mental e que estavam abrigadas no Lar da Criança. Agora, eles passarão a ter uma residência, que assemelha-se a uma unidade familiar, que foi projetada para atender as suas necessidades e contarão com home care e monitoramento constante de uma equipe formada por enfermeiros, médicos e cuidadores.

O promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira explica que com a inauguração da quarta casa lar o Município cumpre com todas as obrigações estabelecidas em um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em outubro de 2014. É o fechamento de um ciclo que busca assegurar um novo modelo de abrigamento de crianças em situação de risco, em que o atendimento deixa de ser coletivo e passa a ser feito de maneira individual.

"Com a inauguração desta quarta casa lar, ficarão no Lar da Criança apenas 12 meninos e meninas. Até dezembro deste ano, será inaugurada uma casa lar no Jardim das Américas e o Lar da Criança será fechado. A referida unidade cumpriu o seu papel, mas hoje não atende ao modelo de abrigamento estabelecido pela legislação" explicou o promotor de Justiça.

Segundo ele, além das quatro unidades destinadas a crianças em situação de risco, Cuiabá possui mais duas casas para adolescentes do sexo masculino e feminino, entre 12 e 18 anos. Em agosto, uma terceira casa deverá ser inaugurada para meninos com idade de 12 a no máximo 15 anos.

A casa lar, inaugurada nesta quinta-feira, foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Ong Casas Caminho Redentor, empresários e Poder Público. A manutenção do local ficará a cargo do município e os custos com Saúde serão assumidos pelo Estado.

Para a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, a conquista é resultado do comprometimento das instituições na defesa da criança e do adolescente. "O Ministério Público, Poder Judiciário , município e Estado estão trabalhando em sintonia e, graças a Deus, esta parceria vem dando certo", enfatizou.

CAMINHO REDENTOR: Organização sem fins lucrativos que acolhe crianças e adultos, carentes em estado de vulnerabilidade social, portadoras de lesões cerebral e/ou física, encaminhados pela Justiça, sem discriminar gênero, idade, raça ou religião, as Casas Caminho Redentor abrigam atualmente 21 pacientes e se mantêm através de parcerias com o empresariado e instituições da sociedade civil.

Constam no quadro de funcionários das Casas Caminho Redentor, 14 pessoas que trabalham contratados sob regime da CLT e técnicos da área de saúde e fisioterapia.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet