Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

30/01/2018 | 11:09

Câmeras inteligentes detectam carros roubados e com irregularidades em Cuiabá

Os leitores de ópticos de caracteres conseguem identificar veículos roubados e com irregulares que estejam em trânsito e estacionados.

Repórter MT

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) está usando câmeras, na Baixada Cuiabana, interligadas a sistema capaz de identificar pelos caracteres das placas se os veículos que passam são roubados, clonados ou têm qualquer outra irregularidade, como atraso de impostos.

“O uso dessa tecnologia na fiscalização tem o objetivo de identificar veículos com qualquer irregularidade, sendo o seu foco maior no combate ao roubo, furto e clonagem de veículos”, explica o gestor de fiscalização.

A tecnologia está sendo usada desde novembro de 2017 e, atualmente, são dois equipamentos deste tipo - instalados em viaturas das polícias Civil e Militar. Conforme a Sesp, a intensão é aumentar o número de viaturas com a tecnologia.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, major PM Rafael Dias Guimarães, explica que cada viatura possui duas câmeras instaladas no teto e que elas captam placas em um ângulo que alcança veículos em trânsito e estacionados.

No interior desses carros há um computador que acessa o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Essas informações são atualizadas diariamente, o que possibilita verificar se os automóveis com as placas filmadas são furtados, roubados ou irregulares. 

Os equipamentos são locados pelo Detran e a utilização é fruto de uma parceria entre a Sesp, Detran, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil. Ainda há previsão de instalar o sistema em outras viaturas, expandindo a ferramenta tanto em viaturas da PM como da PJC.

Leitor em ação

Esta semana foi realizada uma operação integrada de trânsito na Avenida Beira Rio, em Cuiabá. No local foram abordados 46 veículos, dos quais 31 foram removidos por irregularidades. De acordo com dados da Unidade de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em duas horas de atuação, 233 veículos passaram pelo local, sendo registrados 44 veículos com irregularidades.

Nesta blitz, o gestor da Unidade de Fiscalização, Felipe Santiago informou que na operação são abordados apenas os veículos que realmente não estão cumprindo a legislação seja ela criminal, penal ou de trânsito. Ele explica que em ações integradas cada força de segurança atua na sua atividade fim.

“O uso dessa tecnologia na fiscalização tem o objetivo de identificar veículos com qualquer irregularidade, sendo o seu foco maior no combate ao roubo, furto e clonagem de veículos”, explica Felipe Santiago.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet