Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

05/02/2018 | 09:25

Análise: três conclusões que o Corinthians pode tirar de sua "pré-temporada"

Com 30 dias de trabalho, Carille aproveita Paulistão para dar a cara do Timão 2018; Dutra titular e Jadson maestro são algumas das definições

Globoesporte

Dia 4 de janeiro de 2018: campeão brasileiro, o Corinthians faz seu primeiro treino com bola após as férias e inicia a preparação para a nova temporada.

Dia 4 de fevereiro de 2018: contra o Novorizontino, o Corinthians completa sete (isso, SETE) jogos no ano e é obrigado a acelerar sua preparação.

Em um mês, Fábio Carille teve menos tempo do que desejava para testar peças e achar soluções para as carências que o Corinthians mostra neste início de ano. Por isso, o técnico encara – de maneira correta – esse período como uma pré-temporada. Em 30 dias de trabalho, ele pôde ver o que tem em mãos e tomar suas primeiras decisões.

A vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontino, neste domingo, mostrou o rumo pode ser o mesmo de 2017: muita organização tática, criatividade de seus dois principais nomes do ataque (Jadson e Rodriguinho) e defesa consistente. Falta, ainda, o tão esperado camisa 9.

A expectativa é de que a nova (velha) administração, de Andrés Sanchez, anuncie um reforço para o setor nas próximas semanas.

Por enquanto, três conclusões são possíveis. Veja abaixo:

1 – Júnior Dutra é a melhor opção até a chegada de um 9
O novo centroavante ganhou a vaga de Kazim e, mesmo não tendo feito sua melhor partida, mostrou que pode contribuir mais do que seu antecessor. Contra o Novorizontino, pelo menos quatro lances no primeiro tempo mostraram a versatilidade do atacante.

Na área, antecipou-se à zaga e cabeceou com perigo, mostrando presença;
Fora dela, puxou a marcação de dois zagueiros em lance que teve Rodriguinho sozinho na área – ele perdeu o gol;


Depois, em velocidade, armou contra-ataque, ganhou do zagueiro na corrida, mas finalizou mal;
Num último lance, foi quase até o meio-campo, girou e lançou Clayson em profundidade – o atacante estava bem posicionado, mas pisou na bola (literalmente).

Se não há um 9 como Jô no elenco, Dutra é a solução mais próxima do ideal enquanto a diretoria varre o mercado em busca de um dono definitivo para a posição.

2 – Jadson é o termômetro que Rodriguinho foi em 2017

A dupla de meias, apelidada no passado de "Jadriguinho", continua alinhada. Em 2018, porém, é Jadson quem tem comandado as ações na criação, graças ao novo posicionamento proposto por Carille no esquema 4-1-4-1.

Jogando por dentro, e não aberto pela direita, Jadson pega mais vezes na bola e consegue controlar a partida da maneira que o Corinthians deseja. Além disso, ele voltou a ser arma quase letal nas bolas paradas, como mostrou na assistência para o gol de Pedro Henrique.

3 – Carille não vai escalar ninguém na equipe só pelo nome

Voltemos a falar de Pedro Henrique, autor do gol corintiano no domingo. Hoje, com a chegada de seu quase xará Henrique, ex-Fluminense, ele poderia ser o titular mais "ameaçado". Não sob a admnistração de Fábio Carille, que prioriza desempenho.

Ao lado de Balbuena, Pedro tem se mostrado menos afobado do que em anos passados. Fez boas partidas no início de 2018 e terá disputa aberta com o reforço mais conhecido.

No ataque, não há vaga cativa. Campeões como titulares no fim do ano passado, Romero e Clayson enfrentam forte concorrência. Marquinhos Gabriel é tratado como 12º jogador, enquanto Emerson Sheik, recém-chegado, carrega consigo o status de herói da Taça Libertadores.

O Timão volta a campo na próxima sexta-feira, contra o Santo André, ainda em ritmo de pré-temporada. Importante é deixar a equipe nos eixos para a estreia na Taça Libertadores, dia 28 de fevereiro, contra o Millonarios, na Colômbia.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet