Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

06/02/2018 | 09:58

Governo federal reconhece situação de emergência em Mirassol D'Oeste

Com a medida, as prefeituras podem solicitar apoio complementar do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais.

Repórter MT

Governo federal reconhece situação de emergência em Mirassol D'Oeste

Foto: Repórter MT

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de Mirassol D´Oeste (297 km de Cuiabá) devido às fortes chuvas no município. Além do município mato-grossense, ainda foram reconhecidas a situação de emergência em outros 20 municípios da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Sergipe e São Paulo, alguns por execesso e outros pela ausência das chuvas.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União do úlitmo dia 02. Com a medida, as prefeituras podem solicitar apoio complementar do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais.

O ano começou com chuvas intensas que afetaram os municípios de Mirassol D'Oeste (MT), Miracatu (SP), Novo Horizonte do Sul, Tucuru e Sete Quedas (MS). No Paraná, as cidades de Nova Esperança do Sudoeste e Umuarama foram atingidas por enxurradas no final de janeiro.

Os municípios reconhecidos pelo período de estiagem são Gameleiras, Ibiracatu, Januária, Luislândia, Novorizonte, Pai Pedro, São Francisco e Várzea da Palma, todos em Minas Gerais. Além dos oito, foram incluídos os municípios baianos de Santa Teresinha e Água Fria e a cidade de Carira, em Sergipe.

A seca - uma estiagem que se prolonga durante tanto tempo que provoca grave desequilíbrio hidrológico - já afeta os municípios de Gararu (SE), Juramento (MG) e São João da Ponte (MG). Poços tubulares, nascentes, lagoas, barragens e córregos secaram na área rural de São João da Ponte, comprometendo o abastecimento de água para o consumo humano e animal.

Auxílio emergencial

Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico https://s2id.mi.gov.br. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. A União apoia de forma complementar as ações de Defesa Civil de estados e municípios.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet