Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

07/02/2018 | 09:45

Norte-coreanos e iranianos ficam sem brinde nos Jogos de Inverno

Atletas não receberam smartphones de patrocinador devido a sanções da ONU

O Globo

Norte-coreanos e iranianos ficam sem brinde nos Jogos de Inverno

Foto: Reprodução

Os atletas norte-coreanos e iranianos que participam dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang ficaram sem o telefone celular que a Samsung oferece de brinde aos esportistas, uma consequência das sanções da ONU contra os dois países, anunciou o comitê organizador.

"Os norte-coreanos e iranianos não têm direito ao presente devido às sanções da ONU", disse à AFP um porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos de Inverno.

Os telefones, uma "edição olímpica" especial, com valor de 920 dólares (quase R$ 3 mil), podem ser classificados na categoria de mercadorias de luxo proibidas pela ONU, explicou a fonte. Os smartphones foram oferecidos a todos os atletas dos Jogos de Inverno pela marca de eletrônicos que patrocina o evento.

Às vésperas da abertura dos Jogos na Coreia do Sul, o vice-presidente americano, Mike Pence, destacou que os Estados Unidos vão anunciar "as mais duras e agressivas" sanções contra o regime de Kim Jong-un. A Coreia do Norte enviou atletas e concordou com a unificação das Coreias na equipe de hockey feminino. Para Pence, a competição olímpica não pode servir para encobrir a tirania do ditador asiático.

A fabricante Samsung, patrocinadora oficial dos Jogos de Pyongyang, na Coreia do Sul, anunciou a distribuição de 4 mil smartphones modelo Galaxy Note 8, especialmente projetados para as Olimpíadas. No entanto, um membro da organização havia dito à agência de notícias Reuters que a entrega dos aparelhos celulares aos norte-coreanos poderia violar as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

As atletas da equipe de hóquei sobre o gelo também não usarão os uniformes da Nike, fornecedora oficial da delegação sul-coreana. Elas usarão uniformes alternativos, que serão produzidos por uma empresa finlandesa. A Nike não se pronuciou sobre o caso.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet