Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

08/02/2018 | 09:32

Força-tarefa garantirá retorno normal das aulas na EMEB Maria Dimpina

Para que não sofram qualquer prejuízo pedagógico, os 400 alunos da unidade escolar serão atendidos em oito salas móveis

Da Redação

Força-tarefa garantirá retorno normal das aulas na EMEB Maria Dimpina

Foto: Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá atua na construção de salas móveis no pátio da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Dimpina, situada no bairro Coxipó. A solução encontrada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) vai atender de forma emergencial as necessidades da unidade escolar que teve o teto danificado em decorrência de um desabamento ocasionado pelas  fortes chuvas que atingiram Cuiabá no inicio do mês de fevereiro. 

Segundo a equipe de engenharia da SME, as salas móveis são recursos utilizados para que não haja prejuízo pedagógico aos alunos e garantam o processo educacional com segurança. Na unidade serão construídas oito salas para atender cerca 400 alunos, além da adequação e improvisação da sala administrativa e da cozinha, que serão realocados na  sede da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), prédio vizinho da escola.

As adaptações, devido à causalidade do temporal, também se estenderão ao Cardápio Escolar já que a cozinha deve ficar temporariamente inutilizável até a sua transferência para a sede da Ucam.

“Nós atenderemos a escola com um cardápio emergencial, adaptado, que suprirá as necessidades nutricionais dos alunos da mesma forma que o cardápio normal e, em relação ao que é preconizado sobre as necessidades alimentares. Será um cardápio sem o processo de cocção, ou seja, pronto para o consumo sem que seja necessário o processamento dos alimentos. Serão frutas, vegetais, pães, leites e sucos”, explicou a responsável técnica do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Daniella Rodrigues.   

Com as salas móveis, as atividades pedagógicas seguirão normalmente até que a prefeitura tenha um panorama real dos estragos que as chuvas causaram ao prédio da EMEB Maria Dimpina. Segundo o diretor de Infraestrutura da SME, Silvio Barreto, um laudo nesse sentido está sendo elaborado em concomitância com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e deve ser finalizado em três semanas. Tanto o Corpo de Bombeiros Militar como a Defesa Civil já emitiram laudos, recomendando a interdição do prédio por segurança dos alunos e profissionais da Educação.

 Escola 300

Vale lembrar que a EMEB Maria Dimpina não está entre as 96 das escolas municipais consideradas com a infraestrutura precária e que passam pelas benfeitorias e intervenções emergenciais do programa Escola 300, o que caracteriza um caso atípico devido ao temporal, que no último final de semana, quando houve o incidente,  teve o registro de 140 mm de chuva, volume maior que a média histórica para o período.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet