Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

10/07/2017 | 15:00

Mais de 100 pessoas participam do primeiro dia do Intensivão Pré-Enem da Seduc

Da redação

O sonho de Raquel Maria de Araújo, 31, sempre foi cursar Administração e poder gerir seu próprio negócio. Mas os rumos de sua vida logo mudaram com a chegada do primeiro filho e o ingresso no serviço público, fazendo com que o plano inicial ficasse para depois. Hoje ela é servidora de carreira da educação e trabalha na área administrativa da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, em Cuiabá. Depois de dez anos sem estudar, decidiu que agora é a hora de voltar a sonhar com a faculdade que sempre quis.

Por isso, Raquel se inscreveu no Intensivão Pré-Enem da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, que começou no último sábado (08.07). A iniciativa do Núcleo de Qualidade de Vida da Seduc faz parte do Programa Pró-Escolas e tem o objetivo de oferecer aos servidores e seus dependentes, sem custo algum, a oportunidade de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que neste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro – e apostar em uma nova perspectiva de vida.

“Já estava há mais de dez anos sem estudar, quando fiquei sabendo das inscrições para o Intensivão. Não pensei duas vezes e me inscrevi com a intenção de aprimorar meus conhecimentos. Em seguida, já divulguei para os meus colegas da escola que, assim como eu, têm o desejo de fazer faculdade. Para mim está sendo uma oportunidade única de realizar um sonho”, contou a servidora Raquel.

Aos 16, Gabriel Augusto Santos e Silva também pretende ingressar no ensino superior. Filho de servidor da Seduc, o estudante da Escola Estadual José Leite de Moraes quer seguir carreira no Direito e neste ano será a primeira vez que ele tentará uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Estou gostando das aulas e penso que essa é uma oportunidade para aprender mais e economizar, porque se fosse para pagar um cursinho particular teríamos que ter um planejamento mais rigoroso em casa”.

Eviny Oliveira da Cunha, 16, namorada de Gabriel, estuda na Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos Júnior e, embora não tenha se inscrito para o Enem deste ano, já se prepara para concorrer a uma vaga para Medicina na UFMT em 2018, quando concluirá o Ensino Médio. O objetivo de ambos é seguir estudando juntos até o final do Intensivão, em outubro. “Ela é melhor em exatas e eu em humanas, então é bom porque compartilhamos conhecimentos e um ajuda o outro”, diz Gabriel.

Voluntariado

O secretário-adjunto de Políticas de Pessoal de Educação, Ediulen Jesus de Arruda Leite, explica que a iniciativa de realizar o Intensivão Pré-Enem surgiu após reuniões com a equipe de Gestão de Pessoas com a finalidade de pensar ações em prol dos servidores. Ao todo, 18 professores mestres, doutores e especialistas compõem, de forma voluntária, o corpo docente que irá ministrar as aulas do cursinho até 28 de outubro. Todos são servidores da Secretaria de Educação.

As inscrições ocorreram de 14 de junho a 05 de julho e o resultado foi 186 inscritos. As aulas serão realizadas aos sábados, inicialmente das 13h às 18h, com possibilidade de haver aulas também pela manhã. Todo o conteúdo programado é enviado antecipadamente para o e-mail dos alunos. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas pela plataforma COS de Ensino a Distância da Seduc.

De acordo com o secretário-adjunto, os professores envolvidos com o projeto-piloto estão motivados com a proposta de ministrar aulas e colaborar para a realização de tantos sonhos. “Nosso intuito é fazer o servidor gastar o menos possível e como temos muitos profissionais qualificados aqui na Seduc passamos a contar com eles para tornar esse desejo uma realidade para todos os interessados, por isso é uma iniciativa que chega com muita motivação e com as melhores expectativas”, garante.

As primeiras aulas do Intensivão Pré-Enem foram dos professores Giseli Duardo Maciano Campos, mestre em matemática, e Beine José da Silva, mestre em Física. Para ambos, a proposta é fazer com que os estudantes procurem cada vez mais conhecimento para desconstruir paradigmas e construir novos conceitos, de acordo com a realidade atual. “Esperamos contribuir muito para isso”, afirma o professor Beine.

Participação

Embora o período de inscrições tenha sido finalizado, interessados em participar das aulas, que ocorrem no auditório da Seduc, em Cuiabá, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas pelo telefone 65 3613-6552.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet