Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

08/02/2018 | 11:59

Prefeitura e parceiros reforçam operação de combate aos lixões para evitar proliferação de doenças

Da Redação

ando sequência a operação “Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue”, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana realizou, a coleta de lixos, entulhos e outros resíduos no bairro Jardim Glória. De acordo com o secretário da pasta, Breno Gomes, foi designado para a região, um caminhão caçamba, uma retroescavadeira, e equipes da pasta para fazer o serviço na localidade.

Para obter êxito no trabalho de recolhimento dos entulhos, a secretaria de Serviços Públicos contou com a colaboração dos agentes de endemias e comunitários de saúde que percorreram todo o bairro avisando as famílias, a data e o horário em que a equipe da Prefeitura Municipal estaria fazendo a coleta dos materiais.

“O trabalho dos agentes de saúde tem sido importante neste processo de coleta uma vez que os moradores sendo comunicados anteriormente tem tempo hábil para fazer a limpeza de suas casas, e consequentemente, o descarte daquilo que está amontoado em seus quintais, que não queiram ou que não precisam mais”, informou o secretário da pasta, Breno Gomes.

O gestor lembra que a coleta de lixo é feita regularmente nos dias agendados, mas em decorrência da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, e do elevado número de casos de dengue e outras doenças, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana resolveu fazer a recolha dos resíduos e entulhos nos bairros com maior incidência do mosquito.   

“Nossa maior preocupação neste momento é combater a dengue. Se hoje temos uma situação mais ou menos controlada, é porque todos os anos, reforçamos o trabalho com ações de limpeza e manutenção de espaços públicos e privados, bem como os mutirões que são realizados também nos bairros. Mas para que esse trabalho tenha resultado positivo é preciso que toda a população também faça a sua parte”, completou.

Diante do risco e aumento expressivo dos casos de dengue todas as secretarias municipais e entidades parceiras estão envolvidas neste trabalho de conscientização. A ideia é que cada um se comprometa em exercer o seu papel no trabalho contínuo de combate e controle do mosquito, além de garantir ainda o desenvolvimento de ações de mobilização social que possibilitem a mudança de hábitos da população.  

MOBILIZAÇÃO: Desde o dia 2 de fevereiro, quando deu início a mobilização do programa “Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue”, o poder público municipal tem atuado fortemente no controle e prevenção da dengue, chikungunya e o zika vírus. Para isso ações de combate ao mosquito estão sendo desencadeadas, em todos os bairros da cidade, principalmente, na região do grande Cristo Rei, onde foi constatada uma grande incidência da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando na região com as equipes de agentes de saúde e endemias, que além de chamar a atenção da população local, também fazendo a inspeção dos quintais e espaços de lazer a procura de focos do mosquito, e havendo a necessidade, também aplicando inseticidas.

As famílias dos bairros Parque do Lago, Maringá I, II e III, Jardim União, Princesa do Sol, 8 de Março e Jardim Vitória já receberam as visitas dos agentes de saúde e de endemias.      

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet