Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

09/02/2018 | 09:26

Sine gera oportunidades para adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego

Unidade Psicossocial Aprendiz oferece vagas e orientações para o ingresso no mercado de trabalho.

Da Redação

Sine gera oportunidades para adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego

Foto: Jana Pessoa

Adolescentes com idade entre 14 e 17 anos que desejam ingressar no mercado de trabalho podem contar com a ajuda do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT). Por meio da Unidade Psicossocial Aprendiz, localizada no Sine Matriz, em Cuiabá, o órgão oferta vagas específicas para este público e orienta os usuários para o primeiro emprego.

A assistente social, Clarisse Ribeiro Fernandes, explica o trabalho que a unidade Psicossocial Aprendiz realiza. “Cadastramos e orientamos os jovens e quando surgem vagas em empresas encaminhamos de acordo com o perfil em que ele se encaixa. Fornecemos então uma carta de encaminhamento para o jovem. Caso seja aprovado, a empresa deve assinar essa carta e reencaminhar ao Sine”, informa Clarisse. Ela ressalta também a importância dos dados cadastrais estarem sempre atualizados para que oportunidades não sejam perdidas.

Para se candidatar os interessados devem procurar o setor responsável munidos de carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. O cadastro é totalmente gratuito e realizado na hora. Depois de cadastrados os usuários passam por uma oficina que fornece orientações básicas sobre como se portar na entrevista de emprego e dicas para elaborar um bom currículo. As oficinas de orientação acontecem duas vezes ao mês, sempre no Sine Matriz, e possuem carga horária de duas horas.

O estudante do 2º ano do ensino médio, Luan Garcia Araújo, de 16 anos, procurou a unidade matriz do Sine, se cadastrou e aproveitou para agendar um horário para a oficina de orientação. “Eu quero trabalhar, e como é o primeiro emprego qualquer área serve. Gostei de saber que vou passar por uma oficina de orientação antes da entrevista, pois ajuda muito. Espero ser chamado logo”, comentou.

O Sistema

Vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o Sine realiza intermediação de mão de obra, habilitação de seguro-desemprego, encaminhamento para o mercado de trabalho, atendimento psicossocial e emissão de carteira de trabalho. O cadastro de aprendizes é realizado somente no Sine Matriz, localizado no bairro Bandeirante, próximo ao Pronto-Socorro de Cuiabá. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

As empresas interessadas em disponibilizar vagas para menores aprendizes (adolescentes de 14 a 17 anos que cursam o Ensino Médio) e primeiro emprego devem entrar em contato com o Setor de Captação de Vagas do Sine pelo telefone (65) 3613-2100.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet