Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

10/07/2017 | 15:26

Mais 11 creches e CMEIs de Cuiabá se preparam para aderir ao programa Hora Estendida

Da redação

As equipes gestoras das unidades se reuniram para um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação para tirar suas dúvidas e se organizar internamente para aderir ao programa


Diretores de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) se reuniram com a secretária-adjunta de Educação do município, Edilene Machado, para estudar a possível adesão ao programa Hora Estendida, ainda no segundo semestre deste ano.

Durante o diálogo, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou aos gestores dados sobre o programa, para que eles pudessem posteriormente analisar internamente junto ao restante da equipe pedagógica e verificar a possibilidade de atender a demanda de suas unidades escolares.

O programa Hora Estendida é uma proposta da gestão Emanuel Pinheiro. E tem por objetivo facilitar o acesso e a permanência das crianças na unidade, levando em consideração a necessidade de deslocamento dos pais entre escola e trabalho.

A secretária-adjunta observa que esta iniciativa funciona por adesão, por isso a importância do diálogo prévio com as unidades interessadas.

“Antes da implantação é necessário ouvir a cada uma das equipes gestoras, para saber das suas necessidades, esclarecer possíveis dúvidas, para passar para a próxima fase que é a implantação. É por adesão, sim, mas com segurança, pois nós enquanto Secretaria buscamos trabalhar junto das unidades para justamente conseguir passar esta segurança aos pais”, frisou.

O piloto do programa está em funcionamento na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eng.° Oscar Amélito, localizada no bairro Real Parque e tem uma média de 11 crianças cadastradas.

A coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Paulo Ferreira Leite, Cristina Marins, se mostra otimista com a possível adesão ao programa, uma vez que o CMEI está localizado no bairro Jardim Vitória, região considerada distante do Centro de Cuiabá. 

“Aqui no CMEI nós temos pais que trabalham na região do bairro industriário, Coxipó e até temos pais que trabalham em Várzea Grande, apesar de morarem no bairro mesmo e dependem de ônibus para cumprir este trajeto. Portanto, nós esperamos que o Hora Estendida venha para agregar valores na vida das crianças, fazendo com que elas permaneçam mais tempo na escola, seguras e com atividades pedagógicas lúdicas, até que os seus pais consigam chegar do trabalho com mais calma, para buscá-las”, afirmou.

O Programa

O programa Hora Estendida, respaldado pela Constituição Federal, institui o redimensionamento da jornada de trabalho dos profissionais da unidade para garantir a permanência da criança na unidade educacional em 1h30 a mais do horário habitual.

Deste modo, a unidade, em conjunto com a Secretaria de Educação projetou a reorganização da escala diária dos profissionais, envolvidos por adesão espontânea, mediante a um horário diferenciado de entrada e saída que garante o custo zero da proposta sob o ponto vista da jornada de trabalho
.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet