Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

14/02/2018 | 09:34

Vôlei na neve? Giba e Emanuel jogam em PyeongChang para promover o esporte

Campeões olímpicos participam de exibição na sede da Olimpíada de Inverno ao lado de outros ex-jogadores da modalidade

Globoesporte

O ambiente é de praia. Animador de torcida, som alto, público empolgado, medidas da quadra, rede, bola... Só tem uma diferença. Não tem areia. No lugar dela, a neve. Sai a temperatura de 30ºC ou mais e entra a casa dos negativos, -5ºC ou menos. Os multicampeões Giba e Emanuel aceitaram o desafio e viajaram para PyeongChang, cidade sul-coreana que recebe a Olimpíada de Inverno, para promover o vôlei na neve. Nesta quarta-feira, eles jogaram uma partida-exibição na Casa da Áustria junto com outros ex-jogadores da modalidade.

- Foi uma ótima experiência. É possível jogar vôlei em várias áreas. É um evento que pode dar muita coisa para a gente no futuro. Eu penso muito no vôlei de praia. Começou como apresentação em 1992, foi para 1996 como esporte olímpico e se tornou esse sucesso que é até hoje - disse o campeão olímpico e tricampeão mundial Emanuel.

- Foi incrível, uma delícia. Hoje tem uma Copa europeia que envolve sete países. Já tem 17 países pelo mundo jogando. Temos que levar isso para a Argentina, para o Chile, lugares que têm neve, para os brasileiros irem treinar. É muito gostoso. Vôlei é o único esporte que a gente pode jogar na montanha, na quadra e na praia. Vamos ver se a gente consegue propagar mais o esporte - declarou Giba.

Além dos brasileiros, também marcaram presença no evento o ex-jogador sérvio Vladimir Grbic (campeão olímpico em Sydney 2000), a chinesa Xue Chen (campeã mundial de vôlei de praia), a coreana Kim Yeon-Koung (campeã asiática), e os austríacos Stefanie Schwaiger (campeã europeia de vôlei de praia) e Nikolas Berger (campeão europeu de vôlei de praia).

De um lado, o time azul, formado por Giba, Chen e Yeon-Koung. Do outro, o vermelho, com Emanuel, Schwaiger e Berger. O sérvio Vladimir Grbic, garoto-propaganda da modalidade, também defendeu o time azul. O público lotou o entorno da Casa Áustria para acompanhar o jogo e viu bons rallys. No fim, melhor para o time vermelho, com vitória por 2 sets a 1.
Como nasceu o vôlei na neve?

O vôlei na neve surgiu há 10 anos nas montanhas de Wagrain, na Áustria, com a ideia de um austríaco, Martin Kaswurm. Por esse motivo a exibição aconteceu na Casa da Áustria em PyeongChang. Ele começou a fazer contato com estações de esqui para ter um esporte alternativo para o esqui e o snowboard. O sonho dele é que a modalidade seja parte do programa olímpico.

Atualmente, o vôlei na neve é reconhecido pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e pela Federação Europeia de Vôlei. Na Europa, já existe um circuito e em 2018 acontece o primeiro campeonato europeu. Apesar de ainda estar no início, a ideia da FIVB é difundir o esporte para que em 2009 já exista um circuito mundial e em 2020 um campeonato mundial de vôlei na neve. O objetivo é que o vôlei seja o primeiro esporte a ser disputado nas duas edições de Jogos Olímpicos: Verão e Inverno.

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet