Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

14/02/2018 | 10:35

Alta Floresta: servidores entram em greve e unidades de saúde ficarão fechadas

Só Noticias

Os cerca de 400 funcionários municipais na área da Saúde aderiram a paralisação da categoria por conta de atrasos nos pagamentos dos salários. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sispumaf), Rogério Francisco da Silva, disse ao Só Notícias que, com isso, a partir desta quarta-feira, das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), apenas 7 estarão atendendo. “Vamos cumprir a lei e atender os 30%. Porém, a maioria das unidades estará fechada. Também terá redução dos atendimentos no Centro de Especialidades Médicas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), UDR (fisioterapia), laboratório e as vigilâncias sanitária a epidemiologia”.

Segundo o presidente, na sexta-feira, o município fez o pagamento de alguns servidores da saúde, mas a greve só vai terminar quando todos tiverem recebidos. “Nós não estamos lutando pelo direito de alguns, mas de todos. Vamos ficar em frente a prefeitura até que os pagamentos sejam feitos e a situação resolvida por completo. O secretário de Gestão disse que houve um problema no banco, mas os atrasos não são de agora, já vem de vários meses. Até que tudo se resolva vamos fazer uma escala para atender a população”.

Conforme Só Notícias já informou, na quinta e sexta-feiras da semana passada, os servidores fecharam tofas as UBSs das 9h às 11h para fazer uma manifestação em frente a prefeitura e secretaria de Saúde. Na ocasião, o presidente do sindicato disse que desde junho do ano passado os salários vem sendo pago no final do mês e não estariam recebendo benefícios garantidos por lei como a insalubridade. “A gente está com dificuldade em ter condições de trabalho, falta medicamentos, sistema para atender a população e até a limpeza da unidade está comprometida. Houve uma demissão em massa (contratados foram desligados para atender determinação do Ministério Público) e tem alguns postos que estão sendo limpos somente duas vezes por semana. Além disso, o salário está saindo no dia 25. A lei orgânica do município fala que deve ser pago no dia 1º e estão recebendo no final do mês, com 25 dias de atraso”.

“Como antes de qualquer manifesto nós tentamos negociar, eles (prefeitura) deram o prazo até outubro para regularizar os pagamentos e nós estamos esse tempo todo esperando. Na última assembleia, realizada no dia 26, decidimos paralisar por essas duas horas quinta e sexta, mas como não resolveu, vamos entrar em greve após o feriado de carnaval”, finalizou o presidente.

Outro lado

O diretor municipal de gestão, Claudinei de Souza Jesus, confirmou, ao Só Notícias, que os pagamentos foram feitos parcialmente. “Na sexta-feira nós tentamos fazer a transferência de R$ 400 mil da conta da prefeitura para secretaria de Saúde, mas a transação não deu certo. Então usamos cerca de R$ 700 mil que já estavam na conta da Saúde e pagamos alguns servidores. Porém, o restante deve ser quitado na quarta, após o retorno do expediente bancário”.

Anteriormente, o diretor tinha confirmado os atrasos nos pagamentos desde junho e disse que ocorreram “devido a falta de repasses que estão vindo de forma fracionada e acaba dificultado para o município honrar os compromissos”.

Unidades que vão abrir durante a greve
Panorama
Santa Bárbara
Ana Nery
Bom Jesus
Vila Nova
Cidade Alta 2
Cidade Bela

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet