Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

28/02/2018 | 09:13

Fissura, metatarso, tratamento... Entenda a lesão de Neymar e as opções do craque

GloboEsporte.com conversou com dois especialistas para entender o caso. Rodrigo Lasmar, médico da Seleção, vai se reunir com o jogador e os médicos do PSG nesta quarta para definir cirurgia

Globoesporte

Esta quarta-feira será um dia importante para a recuperação de Neymar. Uma reunião em Paris envolvendo o jogador, o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, e membros do departamento médico do PSG vai resolver as últimas pendências sobre qual será o tratamento utilizado. O camisa 10 sofreu uma fissura (ou fratura incompleta) no quinto metatarso do pé direito e, conforme apurou o GloboEsporte.com, optou pela cirurgia - o tempo de recuperação gira entre seis e oito semanas. Mas a decisão ainda não foi oficializada pelo clube.

Em entrevista à “ESPN Brasil”, o pai de Neymar indicou que o filho passará por cirurgia. Mas em seguida disse que os médicos do PSG e da Seleção vão definir a necessidade do procedimento.

Para entender melhor o caso e o tratamento ideal, o GloboEsporte.com ouviu dois especialistas: Gustavo Arliani, ortopedista especialista em pé, e José Luiz Runco, ex-médico da Seleção e do Flamengo. Confira as respostas abaixo:

Gustavo Arliani
O que é a fissura?


Não existe o termo técnico fissura. Quando alguém fala popularmente em fissura, é do ponto de vista técnico da ortopedia o que chamamos de uma fratura incompleta ou uma pequena fratura que não pegou o osso na sua totalidade. Falam muito nos termos fissura ou trincado, mas tecnicamente isso não existe.

O que é o metatarso?

O metatarso é um osso que não é o dedinho mindinho. Ele vem um pouco antes. É um osso mais cumprido na região que a gente chama de dorso do pé. São cinco ossos nessa área e ele é o mais externo, o que fica mais exposto a lesões nas entorses de tornozelo.

O que é uma entorse de tornozelo?

É uma lesão muito comum no futebol, cerca de 10%. Nessa porção lateral, de fora do tornozelo, o mecanismo mais comum de entorse é supinação. O tornozelo tem três ligamentos principais e é muito improvável que uma entorse não gere lesão alguma, ou pelo menos um estiramento ou ruptura desses ligamentos. Geralmente eles vão rompendo de frente para trás nessa região. O ligamento anterior, que liga os dois ossos, a fíbula e os talos, sofre pelo menos um estiramento. É muito incomum pouco provável que não tenha nenhuma lesão quando você tem uma entorse desse tipo no futebol.

Tipo de tratamento

Quando você tem uma fratura nessa base do quinto metatarso, a grande maioria das lesões são tratadas de maneira nao cirúrgica. Você trata com imobilização, tira um pouco da carga do atleta se tiver necessidade e essa fratura vai se cicatrizando com o tempo. Em média, demora em torno de um mês, um mês e pouco pra que isso cicatrize. Em alguns casos, se o atleta tem uma sobrecarga prévia ou uma fratura por stress ou por sobrecarga que já tivesse incomodando a região mas ainda não tivesse com sintomas muito grandes, você pode até pensar em uma cirurgia. Mas não é o usual. O mais comum é o tratamento conservador.

Vantagem de não operar
A vantagem não tratar cirurgicamente, ou seja, só imobilizar e tratar de maneira conservadora, é que o tempo de recuperação fica um pouco menor. Mas ao mesmo tempo você pode ter o risco maior de instabilidade de ter uma lesão residual lá na frente que gira em torno de 15% a 20%.

José Luiz Runco
Cirurgia ou não?


Pelo que tenho lido, estamos diante de um quadro de fratura incompleta que normalmente trata-se da maneira conservadora, que é imobilizar e aguardar a consolidação. Mas tratando-se de um atleta de alto nível, com uma competição da demanda de uma Copa do Mundo, esta definição da indicação cirúrgica é uma decisão entre o atleta e evidentemente o departamento médico que está diretamente ligado ao atleta. Por quê? Porque esse tipo de fratura, às vezes, pela demanda que o atleta tem, ela pode não consolidar-se de uma maneira bem firme e vir sofrer a chamada refratura. Daí a fixação com o parafuso dar maior estabilidade, maior segurança.

(...) Tratando de uma maneira ou de outra, o Neymar recupera-se a tempo de disputar a Copa do Mundo
Mas o que a gente pode deixar bem tranquilo a torcida brasileira, é que tratando de uma maneira ou de outra, não havendo intercorrência, porque a gente sabe que medicina não é uma ciência exata, tudo desenvolvendo normal, o Neymar recupera-se a tempo de disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira e desenvolver o futebol que ele tem de tanta qualidade.

Dois meses para treinar ou jogar?
Isso vai depender muito de quanto vai evoluir. Evidentemente que ele vai iniciar o trabalho fisioterápico para que não tenha a perda da mobilidade do tornozelo, pra que a sua panturrilha não sofra muito, pra que a musculatura permaneça, e vai se controlar um pouco o peso, a descarga, que nós chamamos. Vai dividir, não vai botar o pé no chão, vai botar o pé no chão com muleta... essa é a ideia. Mas de qualquer jeito, mesmo começando em maio, pela qualidade dos profissionais que hoje trabalham na seleção brasileira, com certeza vão dar a ele condições de poder ter suas atividades totalmente prontas pra Copa do Mundo. Até porque ele não vai ter o desgaste das competições que todos os outros vão ter. Isto é um fator positivo.

Foco total na Copa do Mundo? Como Ronaldo em 2002?
É, sem dúvida nenhuma. Cabe às pessoas que vão trabalhar com ele motivá-lo e mostrar que o fato de ele não estar competindo não significa ele não estar preparado para jogar uma Copa do Mundo. E qualidade ao Neymar não falta. Então ele tem condição de exercer normalmente, e evidentemente torcer pra que o Brasil consiga o resultado esperado.

Como lidar com essa situação perto da Copa?
Antes de tudo você não pode esquecer que está diante de um paciente e que você é o médico. E que você, antes de tudo, tem que tratar da saúde dessa pessoa. Ele precisa ficar bom como ser humano. E depois você colocar as necessidades dele como atleta. Se você focar desse jeito, voltando a dizer, com a qualidade que nós temos hoje dos profissionais médicos, dos fisioterapeutas e dos profissionais de preparação física, você dá qualidade para que ele possa desenvolver, como nós tivemos a sorte de trabalhar em 2002 com Ronaldo e com Rivaldo, que eram situações bastante semelhantes e que o resultado foi positivo e que ganhamos a Copa.


0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet