Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

12/07/2017 | 10:13

Engenheiros dão início na elaboração do projeto que visa revitalizar o Tanque velho, de Livramento

Da redação

Engenheiros dão início na elaboração do projeto que visa revitalizar o Tanque velho, de Livramento

Foto: Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento

Com investimentos de apenas R$ 500 mil, disponibilizados através de emenda pelo deputado federal, Ezequiel Fonseca (PP), a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e setor de Engenharia, tem o desafio de elaborar um projeto destinado a revitalização do lago municipal, conhecido com Tanque Velho.
 
 
A área projetada para retomar o lago e´ de 18.726 m², com construção de 980 metros de pistas para caminhada, fixação de dezenas de bancos de concretos, construção de uma quadra de areia e amplo espaço para estacionamento de veículos.
 
Na semana passada, técnicos da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, estiveram em Livramento, fazendo a vistoria do lugar. Eles irão auxiliar os engenheiros da prefeitura na confecção do projeto junto Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para expedição da autorizando do início das atividades.
 
História
 
O lago ou Tanque Velho é um local histórico e já serviu como ponto de lazer para milhares de livramentenses. E, de acordo com o professor, historiador e escritor Honório Laucídio Galvão, o Tanque Público ou Velho como queiram chama-lo, é uma parte repesada do córrego Senhor Menino. Ele foi fundamental para a fixação dos primeiros moradores nas proximidades hoje batizada de Nossa Senhora do Livramento.
 
Segundo o professor, a primeira investida para construção da represa ou tanque se deu lá pelos anos de 1857, através da mão de obra escrava, sob o comando do capitão Domingos Monteiro da Silva, o Dominguinhos.
 
“Após autorização do dispêndio de verba, de até dois contos de réis, decretados pela Assembleia Legislativa Provincial e sancionados pelo presidente da Província de Mato Grosso, sob a tutela do almirante Augusto João Manuel Leverger - Barão de Melgaço, foi dado os primeiros passos para a construção do tanque.”
 
De acordo com o historiador, “no passado o tanque não possuía as mesmas dimensões de hoje e suas águas eram límpidas, se servindo os primeiros mineradores para beber, banhar-se, para dar aos animais e o principal, a lavagem dos cascalhos nas suas batéias de madeira para a cata do tão precioso metal, o ouro.”
 
Continua: “foi no período em que Ciríaco Pompeo Paes de Campos governou o município de Livramento como Intendente, que as águas da varzearia inundavam a vila, daí foi desviada para o tanque atual, reconstruído pelo seu avô, o bandeirante paulista Antônio Pompeo Paes de Campos.”
 
Daí por diante, outros prefeitos sucederam aos cuidados do local. “Na primeira metade do século XX, o prefeito José de Lima Barros, (Zéca de seu Nato), durante a sua primeira administração ocorrida entre 1955 e 1959, foi quem dotou o tanque público de uma melhor infraestrutura como a construção do Ladrão - espécie de comporta à base de pedra-canga para controlar o volume d'água bem como, facilitar a limpeza do mesmo.”
 
Anos depois, durante a administração do prefeito Benedito Xavier de Campos, ocorrida entre 1963 e 1967, o tanque público mais uma vez passou por reformas e adequações como o encascalhamento do seu leito, construção de calçadas para o tráfego de banhistas e também de muretas para evitar o deslizamento das barrancas e assoreamento de suas margens, bem como para impedir o depósito de lixo trazido pelas enxurradas das chuvas.
 
Durante a administração do prefeito Acimar Arlindo Monteiro da Costa foram mandados construir algumas choupanas de sapê, bar e dois banheiros masculino e feminino, além de um campo de areia para a prática de vôlei de praia. Na administração do prefeito Nereu Botelho de Campos, às margens do tanque foi construído um amplo clube chamado “Vista Alegre”, que por muito tempo foi o ponto de encontro dos jovens livramentenses, na década de 80. Hoje no local se encontra um moderno Centro de Eventos denominado “Antônia Pompeu de Campos”, construído pelo ex-prefeito Carlos Roberto da Costa “Nezinho”.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet