Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

28/03/2018 | 10:31

Secretaria de Saúde de Tangará da Serra cria programa Antitabagismo

Da Redação

Fumantes de Tangará da Serra que pretendem abandonar o cigarro podem buscar auxílio no “Programa Antitabagismo”, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa, que já ajudou várias pessoas a abandonarem o vício desde 2013, é oferecida nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) da Vila Esmeralda e Jardim dos Ipês.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Gisely Zanatta, recentemente aconteceu o encerramento do primeiro grupo antitabagismo, na Grande Esmeralda. “Dos oito participantes iniciais, cinco estão sem fumar a quase um mês, dois não puderam seguir no grupo por outros motivos pessoais e houve apenas uma desistência”, comemorou a coordenadora, destacando que o programa será estendido a outras unidades. “O grupo antitabagismo desenvolve um acompanhamento de aproximadamente três meses, sendo que durante um mês é feito um encontro semanal composto por uma equipe multidisciplinar, onde são explicados todos os prejuízos que o cigarro causa. É um incentivo para as pessoas que realmente querem largar o cigarro”, explicou a responsável.

Para participar do programa, ainda de acordo com a coordenadora da Atenção Básica, basta o interessado se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde e fazer o cadastro. “Convocamos as pessoas que tem esse vício para procurar a unidade mais próxima. Se não puder ir no horário de trabalho, pode procurar na Clínica da Família no período noturno, de segunda e quinta-feira, porque assim que tiver a quantidade necessária de pacientes será formado o grupo”, disse Zanatta.

O Programa Antitabagismo é oferecido sem custos para os pacientes. Além dos diálogos, tratamento funciona com adesivos de nicotina, acupuntura, auriculoterapia e, em alguns casos, medicação.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet