Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

03/05/2018 | 10:44

Artistas e organizações culturais fazem campanha para reabertura de Museus em Cuiabá

Fonte: Hiper Noticias

Artistas locais e organizações relacionadas com a cultura mato-grossense promovem a campanha "SOS Museus MT SOS Arte MT" para recolhimento de assinaturas de apoiadores a fim de cobrar do Estado a reabertura de cinco museus.  Lançado nesta quarta-feira (2), com objetivo de coletar pelo menos 100 assinaturas, na tarde do mesmo dia o documento já tinha 91 apoiadores.

Estão fechados há meses os espaços Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu de Arte de Mato Grosso, Galeria Lava Pés, Memorial Rondon e Museu Histórico de Mato Grosso após o fim de contrato com a antiga administradora e sem convênio com nova organização para a manutenção.

 

“Queremos abrir os olhos de todos para os conhecidos valores locais, dar espaço para a pesquisa e estruturação de um sistema estadual de museus, e poder expor ideias e conceitos, resgatando uma história e seus personagens”, diz trecho do documento que anuncia a campanha online.

 

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Regiane Berchieli , já foram publicados os editais para o convênio com as organizações que irão se responsabilizar pelos Museus, porém ainda falta a liberação dos recursos destinados aos espaços.

“Estamos tratando com o governador, a Casa Civil e a Sefaz para a liberação do recurso para que possamos implantar a nova administração e reabrir os equipamentos à comunidade”, declarou.

São R$ 5 milhões anuais distribuídos entre os cinco museus fechados e o contrato com as organizações são de cinco anos. Para cada um dos espaços será estabelecido convênio com responsáveis diferentes. As associações são sem fins lucrativos e o orçamento é destinado para a manutenção dos espaços e contratação de servidores.

De acordo com os editais de chamamento para os novos convênios, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso estará sob administração da Associação dos Produtores Culturais. O Museu de Arte de Mato Grosso será gerido pelo  Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte, que também foi contemplado para gerir a Galeria Lava Pés de forma compartilhada com a Secretaria de Estado de Cultura.  O Museu Rondon tem convênio com  Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDtech). Já o Museu Histórico de Mato Grosso está com edital suspenso e sem definição sobre a nova administração. 

Segundo a secretária, a nova gestão dos Museus terá um caráter mais educativo e com mais participação da comunidade, porém ainda não há previsão de reabertura dos espaços ao público.

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet