Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

09/07/2018 | 10:17

Assistência Social presente no Prati-Cidade na oferta de serviços socioassistenciais

Da Redação

A Secretaria de Assistência Social realiza para comunidade do bairro Parque Sabiá e bairros adjacentes o ‘Projeto Social Prati-Cidade’, que reuniu milhares de famílias da região. O objetivo da ação é reunir diversos serviços importantes à população, em um único lugar. Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Maria Pedrosa de Miranda’, a comunidade local pode usufruir dos serviços de orientações sociais, atualização dos programas sociais, saúde e jurídica, atividades culturais voltadas para pessoas de todas as idades, entre outros serviços das 8h às 12h, nesta sexta-feira (06). O objetivo principal do Prati-Cidade é proporcionar ao cidadão um atendimento ágil, com qualidade, resgatando a cidadania e contribuindo para aproximação entre o governo e o cidadão.

O Mutirão Social está disponibilizando também, gratuitamente, a confecção de documentos aos cidadãos residentes nas comunidades carentes.

A realização do evento é da Secretaria de Assistência Social com a integração das demais Pastas da Administração Pública Municipal  de Várzea Grande. A Secretaria leva na ação social, os serviços oferecidos aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para mais perto das comunidades, atualização e inscrição do Bolsa Família.

 Para a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, a essência do evento é a aproximar o poder público da comunidade. "Conseguimos trazer o braço forte do governo municipal à população. Também precisamos destacar o atendimento aqui, no Parque Sabiá, que se estende às regiões circunvizinhas, demonstrando a preocupação do município e o desempenho do governo de Várzea Grande nesse sentido. Esta reunião de vários serviços prestados pelo município em um mesmo local é um grande ganho para nossa população. As necessidades do cidadão são atendidas na integralidade, com o acesso da população a serviços, benfeitorias e atrações gratuitas para toda a família”, frisou.

Conforme a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, a  ação visa oportunizar as famílias da Região do Grande São Mateus acesso aos diversos serviços existentes nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros serviços que são ofertados pela Pasta a fim de estender para as famílias e pessoas que não dispõem de tempo durante a semana o direito aos serviços socioassistencias.  

A secretária reforçou o sucesso e a efetividade do evento. “Sem dúvida, é ação de cidadania, onde toda a Prefeitura se desloca para o bairro na integração e acesso aos serviços básicos essenciais, trabalhos e ações que conseguem trazer facilidades e melhoria de vida para a população de cada região que representa, nessa parceria entre as Pastas contribuem  na sinergia perfeita a favor da comunidade”, disse.

Profissionais dos quatros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS),  estão disponíveis no local para a atualização do Cadastro Único - ferramenta que permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família, além de dar informações sobre Programa Bolsa Família.

Mirian Oliveira, 38 anos, mãe de 4 filhos, do lar, moradora do Parque Sabiá,  também aproveitou para buscar os serviços socioassistenciais para atualizar o Bolsa Família e ainda se inscrever no ‘Projeto Amigas Empreendedoras’, para se qualificar profissionalmente. “Foi muito bom, pois consegui fazer a atualização do Bolsa Família e resolver vários problemas que estavam pendentes, vale a pena ter esses serviços próximo de casa”, disse a dona de casa.

A moradora do bairro Mappin, Milane Aparecida Silva, mãe de 2 filhos  foi à procura dos serviços do Bolsa Família e atualização da cobertura vacinal. “Ter essa oportunidade é muito bom, pois tenho duas crianças pequenas e não é fácil para sair de casa com eles, hoje já vou aproveitar e resolver tudo, é bem melhor”, declarou.

Além dos serviços do Programa Bolsa Família, nesse mesmo dia serão realizados Carteira do Idoso, inscrições para programas sociais, como Laços Maternos, Juventude Ativa e Amigas Empreendedoras, inclusão de novos cadastros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), visitas domiciliares de equipes técnicas, corte de cabelo e panfletagem do Centro Pop – população de rua, dentre outros.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet