Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

13/07/2018 | 10:17

Disque-Denúncia ajuda o município nas ações de fiscalização

Dentre as denúncias recebidas a mais solicitada é a fiscalização de Obras e Edificações que registrou 390 pedidos de fiscalização, dos quais 335 já foram atendidos

Da Redação

A Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública fez um levantamento das ações registradas pelo Disque – Denúncia neste primeiro semestre do ano e constatou que 1.118 denúncias foram recebidas neste período. Desse total, 835 já foram atendidas. O objetivo da pasta para o segundo semestre é capacitar os agentes e potencializar a atividade fiscalizatória no município.
Dentre as denúncias recebidas a mais solicitada é a fiscalização de Obras e Edificações, que registrou 390 pedidos de fiscalização, dos quais 335 já foram atendidos. 
“A nossa atividade de fiscalização está sendo dividida por departamentos, acredito que assim fica mais fácil para trabalhar a qualidade específica de cada fiscal. Estou na eminência de olhar para a secretaria detectando os maiores problemas e reordenando minha equipe para as soluções”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales. 
Segundo o secretário, o número de denúncias recebidas pela diretoria é considerado alto e tem aumentado anualmente. Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá realizou 30.976 mil ações de fiscalização. Em 2016 foram contabilizadas apenas 19 mil ações. Para este ano o secretário estuda um tratamento diferenciado e para isso está viabilizando a realização de ações de enfrentamento, orientações e conscientização. 
É importante ressaltar que, com o Disque-Denúncia, o cidadão pode solicitar do poder público, qualquer tipo de fiscalização no âmbito da atividade comercial, industrial ou de prestação de serviço, exceto para Fiscalização Ambiental e Combate à Poluição Sonora, que existe um canal de atendimento específico que é o Disque-Silêncio (9 9341-3000).
Nesta quinta-feira (12), por exemplo, as equipes de fiscalização municipal realizaram duas operações pela cidade. Uma trata-se da retirada de ambulantes da Praça Cultural do CPA 2. Neste caso, a Ordem Pública foi acionada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico para dar solução em alguns ambulantes que fixaram barracas na praça sem a devida permissão emitida pela secretaria em questão. A outra ação foi para a retirada de faixas, placas e materiais publicitários ao longo da Avenida das Torres.
De modo geral, o trabalho desenvolvido pela equipe de fiscalização do município é constante, com atuação rápida e em pontos estratégicos.
 
Como denunciar
O cidadão que deseja comunicar qualquer situação dentro das várias vertentes da atividade fiscalizatória, o telefone é 3616-9614, de segunda à sexta, das 08 às 18 horas.
Após a apresentação da denúncia, os respectivos departamentos abrem procedimentos administrativos para averiguação e providências dos autos.
O denunciante também deve identificar-se com nome completo, endereço e telefone. Os dados pessoais são guardados sob sigilo e não serão divulgados.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet