Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

17/07/2018 | 10:07

Vice-prefeito recebe comitiva chinesa para reunião no Palácio Paiaguás

Da Redação

O vice-prefeito Niuan Ribeiro esteve, nesta segunda-feira (16), no Palácio Paiaguás, em uma reunião com governador Pedro Taques, para receber a delegação do governo da província de Shaanxi, na China. Na ocasião, foram assinados dois protocolos de intenções com o objetivo de estabelecer ações voltadas ao livre comércio entre os dois países. 

A proposta oficializada visa estreitar o relacionamento do Estado com a cidade Shaanxi e consolidar negócios nas áreas do turismo, agronegócio, mineração, tecnologia, inovação, comércio exterior, infraestrutura e logística. Essa parceria entre o mercado chinês é muito positiva para todo Mato Grosso, tendo em vista que a milenar província tem uma população de aproximadamente 37,5 milhões de habitantes, enquanto todo centro-oeste tem pouco menos que a metade, o que seria perfeito para o consumo de nossos produtos, principalmente da agricultura e da pecuária.

Niuan Ribeiro valeu-se do momento, para dizer que este intercâmbio com os chineses é de suma importância para a cidade, que está às vésperas de completar seus 300 anos, destacando nossos potenciais.

“Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro cumprimento toda a comitiva da cidade de Shaanxi. Hoje estou aqui para representar uma cidade que vem trabalhando para oferecer toda a estrutura para receber quaisquer tipos de parcerias e dizer que nóss cuiabanoss somos um povo hospitaleiro, que recebe muito bem quem vem de fora. Hoje possuímos uma rede hoteleira de qualidade, capaz de suportar grandes eventos, como foi a Copa do Mundo FIFA 2014, com centros de convenções de primeira linha, preparados para realizar eventos entre a China e o Brasil. Somos também a porta de entrada da Amazônia, capital do Pantanal e do Agronegócio, além de ser o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado. E a Prefeitura de Cuiabá vem atuando de forma incessante, para que toda essa produção beneficie nosso território, para agregar valor aos nossos produtos e assim exportar para a China. Nos colocamos à disposição da comitiva, como também de toda a população da cidade de Shaanxi. Aproveito para reforçar o convite para que venham participar das comemorações dos nossos 300 Anos.

Os estrangeiros pretendem executar projetos conjuntos para o fomento do comércio, principalmente com produtos como soja, milho e carnes. Entre as expectativas de investimento, estão a tecnologia ao intercâmbio de conhecimento. Nos últimos três anos, a China investiu mais de R$ 22 milhões no estado. Entretanto, a delegação capitaneada pelo governador e secretário do Comitê do Partido Comunista da China na Província de Shaanxi, H.E Hu Heping, pretende ainda estender esses investimentos para outra áreas.

“Primeiramente quero expressar nossa gratidão com esta recepção calorosa. Nos sentimos como se vocês fossem nossos melhores amigos ou como uma família.  Dessa vez, nossa delegação vem aqui para estreitar nossa amizade e o nossos interesses comerciais e desejar esse crescimento entre Shaanxi e Mato Grosso. O Brasil é o primeiro parceiro da China na américa latina. Aqui temos interesses que vão além da economia, como também em fazer parcerias na cultura, no esporte e no turismo. Pretendemos para o ano que vem realizar o Brics no Brasil”, sugeriu o Governador.  

O Brics é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A última reunião de Cúpula dos Brics ocorreu em setembro 2017, em Xiamen, na China.

A delegação de Shaanxi foi composta pelo os seguintes integrantes: Zhao Xiaoming, vice-secretário Geral do Comitê do Partido Comunista da China na Província de Shaanxi; Lu Jianjun, diretor-geral da Comissão de Desenvolvimento e Reforma; Zhao Runmin, diretor-geral do Departamento de Comércio; Yao Hongjuan, diretor-geral do Gabinete de Relações Internacionais; Zhang Jianguo, vice-diretor Geral da Associação Popular para Amizade com Países Estrangeiros; Lu Yang, vice-diretor do Escritório Geral do Comitê do Partido Comunista da China; Zhang Qidong, vice-diretor do Comitê Administrativo de Yangling; Zan Linsen, vice-diretor Geral da Faculdade de Ciências Animal e Tecnologia da Northwest A & F University; Zhao Xiaoning, diretor do Escritório Geral do Comitê do Partido Comunista da China; Li Xiongbin, diretor da Comissão de Desenvolvimento e Reforma; Li Guanghui, intérprete do Gabinete de Relações Internacionais; Li Jia, intérprete da Associação Popular para Amizade com os Países Estrangeiros; e Wang Jiayi, repórter da Estação Provincial de Rádio e Televisão de Shaanxi.

O encontro também contou com a presença do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo do Municipio Francisco Vuolo. 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet