Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

23/07/2018 | 10:22

Ação do MPE pede que bares não coloquem mesas em vias

Promotor de Justiça cita estabelecimentos na região, no Centro Histórico de Cuiabá

Fonte: Midia News

O promotor de justiça Carlos Eduardo Silva, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, propôs uma ação civil pública contra cinco bares da Praça da Mandioca, no Centro Histórico de Cuiabá.

 

O documento pede a tutela de urgência antecipada contra cinco bares da região. Com isso, mesmo sem o julgamento final da ação, os bares podem ficar impedidos de colocarem mesas e cadeiras nas vias. 

  

No documento são apontados cinco bares da Praça que fazem o uso indevido de mesas e cadeiras nas ruas e produzem som alto. São eles: Bar do Bigode, Mandioca Pub, Peça Pizza Bis, King Of Beer e o Bar Don Luiz. Os bares ficam na Avenida Ricardo Franco. 

 

Conforme a ação elaborada pelo MPE, moradores da região reclamam do som alto em horário excedido e que os bares estão fechando indevidamente a via, o que impede a livre circulação. 

 

As reclamações dos moradores já fizeram com que a Prefeitura de Cuiabá proibisse totalmente a utilização de mesas e cadeiras, sob pena de multa.

 

No entanto, os comerciantes voltaram a utilizar os objetos. À época das reclamações, foram realizadas diversas reuniões entre Prefeitura, comerciantes e Ministério Público.

 

No documento, o promotor relata que mesmo após essas reuniões, em fiscalizações realizadas pela prefeitura, foram constatadas diversas irregularidades.

 

“Nesse sentido, vê-se que alguns deles não possuíam licença sanitária e praticamente todos foram reincidentes na prática de colocação de mesas e cadeiras na via pública e calçada, bem como no uso de som mecânico e/ou ao vivo sem a licença ambiental adequada, produzindo ruídos que impedem o sossego dos moradores que residem na localidade”, disse o promotor, na ação civil.

 

O promotor ainda lembra que nenhum dos bares tem licença para ocupar o espaço e reproduzirem som, seja ele mecânico ou ao vivo.

 

“Além disso, tais bares iniciam suas atividades geralmente após às 24h, principalmente nos finais de semana, o que acaba gerando um verdadeiro caos na rua Engenheiro Ricardo Franco, por conta do número de pessoas que acabam se aglomerando nas cadeiras e mesas por eles instaladas na via pública em questão”, consta em documento.

 

O promotor alerta que os bares não apresentam estrutura para a acessibilidade, projeto de isolamento acústico e até equipamentos de segurança contra pânico e incêndio.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Prefeitura manda retirar mesas e cadeiras de Praça da Mandioca

 

Prefeitura autoriza volta de mesas e cadeiras na Praça da Mandioca

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet