Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

24/07/2018 | 10:20

Profissionais da Saúde começam a atender nas unidades dos CCI’s

O serviço faz parte do projeto Viva a Vida na Melhor Idade, lançado em junho pela primeira-dama Márcia Pinheiro

Da Redação

Os mais de 1.500 idosos assistidos nas quatro unidades dos Centros de Convivência para Idosos (CCI’s) da Capital, já estão recebendo o atendimento rotativo geriátrico. Os profissionais da Saúde – médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem -, iniciaram os atendimentos na última semana com as triagens, agendamentos e consultas ambulatoriais.  
O serviço faz parte do projeto Viva a Vida na Melhor Idade, lançado em junho pela primeira-dama Márcia Pinheiro, e tem como base o complemento às atividades já desenvolvidas para pessoas idosas, envolvendo políticas de educação, saúde, trabalho, esporte e lazer.
“Fico muito feliz em ver o projeto já em funcionamento, levando mais dignidade para nossos idosos, que tanto contribuíram para o desenvolvimento econômico e histórico de Cuiabá. Sem eles, com certeza, não estaríamos, hoje, chegando aos 300 anos com essa bela cidade. Por isso, desenvolvemos este projeto, que tem como compromisso complementar o quadro de atividades atual das unidades de CCI’s, ampliando o acesso à saúde, educação e lazer à pessoa idosa,” elucidou a primeira-dama.
O atendimento acontece ao longo do dia agendado para cada unidade, e os profissionais, após consulta, fazem o encaminhamento, se houver necessidade, à unidade de saúde mais próxima, para realização de exames e outros procedimentos.
“Esses atendimentos são complementares aos demais serviços e visa, principalmente na área da saúde, facilitar o acesso dos idosos, trazendo os atendimentos para próximo deles. A gestão traz como bandeira a humanização e, assim, estamos trabalhando para equalizar a saúde e levar atendimento de qualidade a todos. Os idosos, por todas suas contribuições, merecem essa prioridade, que é sua por direito”, reiterou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.
O atendimento acontece às segundas e terças-feiras na unidade do AIDEE Pereira, para os idosos desta unidade e os da Maria Ignês – em reforma. Já o atendimento aos idosos do Padre Firmo e João Guerreiro – também em reforma -, estão acontecendo às quintas e sextas-feiras. Para as triagens e agendamentos, os profissionais de enfermagem revezam entre 7h às 17h. A Agenda de consulta, com a médica geriatra, fica das 13h30 às 17h.
 
Gestão participativa -  A proposta do projeto, que tem à frente a primeira-dama da Capital, é de construir uma gestão participativa, em que as secretarias do município trabalhem em conjunto, desenvolvendo ações complementares aos serviços já oferecidos, levando dignidade e bem-estar aos cidadãos cuiabanos.
“A ideia de interação tem o objetivo de aproveitarmos todas as ferramentas disponíveis no município, para levarmos os serviços com a máxima qualidade aos assistidos pelos programas sociais, principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. Assim como este projeto voltado à pessoa idosa, estamos desenvolvendo outras ações para os demais grupos atendidos pelo município, sempre visando a inclusão e dignidade do povo cuiabano”, concluiu Márcia.
O projeto também traz, além do atendimento geriátrico, os serviços odontológicos, acesso ao BusTour, com passeios culturais, acompanhados de guia turístico (cultura); olimpíadas (esporte e lazer); abertura de espaços nas feiras livres e no centro comercial para a comercialização de produtos confeccionados pelo grupo (trabalho); inclusão digital, além da reabertura do CAT’s (Centros de Atendimento ao Turista) com monitores especializados (ação trabalho).
As atividades socioassistenciais são aplicadas de acordo com as normas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV) da pessoa idosa, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet