Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

24/07/2018 | 10:27

Perícia diz que água de bebedouro da UFMT tinha solvente fatal

Substância causa dor abdominal, vômito, convulsão, desmaio e até mesmo a morte

Fonte: Midia News

O laudo da Politec (Perícia Oficial de Identificação Técnica) concluiu que a água do bebedouro do restaurante da Universidade Federal de Mato Grosso continha tolueno, que é usado na fabricação do solvente Thinner e pode ser fatal.

 

O caso veio à tona no dia 13 de junho, quando um aluno da universidade passou mal após ter ingerido a água do bebedouro, instalado no Restaurante Universitário (RU).

 

O Thinner é muito utilizado como solventes em tintas e vernizes. 

 

Se ingerido, o produto pode causar dor abdominal, vômito, convulsão, desmaio e até mesmo a morte. Se inalado, pode produzir sonolência e inconsciência, levando até mesmo à dependência. Além do Thinner, o tolueno é usado na chamada cola de sapateiro, que também causa dependência.

  

O laudo já foi encaminhado para a Polícia Civil. O delegado que está a frente do caso, Richard Damasceno, solicitou exames complementares para dar prosseguimento às investigações.

 

Entenda o caso

 

Diversos vídeos foram divulgados nas redes sociais mostrando grupos de alunos ao redor do bebedouro. Em um deles, uma pessoa coleta um pouco de água com um copo de plástico, que imediatamente começa a se dissolver.

 

Após os relatos, a empresa “Novo Sabor Refeições Coletivas”, que administra o estabelecimento, fechou as portas do restaurante até que fosse esclarecido o que realmente havia acontecido e classificou o caso como “sabotagem”.

 

Por meio de nota, a empresa disse que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil após o caso e alegou ter sido alvo de um ataque "covarde".

 

“No dia 13 de junho de 2018, a empresa foi atacada por ato de sabotagem, consistente na colocação de líquido estranho no bebedouro de água do restaurante universitário da UFMT, o que por sorte foi imediatamente detectado por colaboradores da empresa, tendo sido tomadas todas as providências para evitar o consumo de água”, diz a nota, em um trecho.

 

“Reputamos tal ato como covarde e o condenamos veementemente, porquanto colocou em risco a saúde de pessoas que frequentam diariamente o restaurante universitário”, diz em outro.

 

Segundo o restaurante, peritos da Politec já realizaram exames no intuito de descobrir quem foram os responsáveis pelo suposto atentado.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Empresa fala em "sabotagem" após aluno passar mal

   

Aluno é internado após tomar água de bebedouro na UFMT

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet