Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

25/07/2018 | 10:10

OAB-MT faz alerta sobre níveis de violência contra idosos e formas de combate

Da Redação

Um alerta sobre os caminhos da violência contra idosos e as formas de combatê-la e denunciá-la foi iniciado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) com a divulgação de um material produzido pela Comissão de Direito do Idoso. Nele consta o “violentômetro”, uma espécie de medidor das situações de violência em escala que podem ser cometidas contra as pessoas acima de 60 anos, desde o uso de piadas ofensivas, por exemplo, à morte da vítima.

Um rol de atos violentos consta do panfleto produzido pela Comissão para ser distribuído junto às prefeituras e demais instituições públicas com alertas sobre a negligência e as violências financeira, afetiva, psicológica, social, sexual e física vivenciadas pelos idosos, ainda vítimas de abandono.   

O alerta “A violência está presente” consta da primeira etapa representada pelo “violentômetro”, com atos que vão desde as piadas ofensivas e chantagens à atitude de humilhar o idoso em público. Na sequência, com o alerta “Não permita tais atitudes”, o medidor engloba atos como intimidação e ameaça à negativa de auxílio necessário. O sinal totalmente “vermelho” com a mensagem “Procure um profissional” dá-se com relação a atos que vão desde um beliscão, um empurrão ou um tapa à morte da vítima.

“Queremos a divulgação desse material no máximo de instituições e entidades possíveis para somarmos esforços e impedir e combater essas atitudes, que vão desde coisas sutis à morte dos idosos. As pessoas precisam conhecer os canais de denúncia e quanto mais parceiros tivermos nessa causa, melhor a mensagem chegará a quem precisa”, ponderou o presidente da Comissão de Direito do Idoso, Isandir Rezende.

A atenção aos direitos da pessoa idosa também está destacada no material produzido pela Comissão, cujo trabalho é zelar para que sejam respeitados. Atualmente, uma das questões que mais tem afligido idosos em Mato Grosso é conseguir a gratuidade no transporte público, direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, mas que vem sendo desrespeitado.

“Para a garantia de direitos a OAB-MT não se furta de maneira nenhuma de entrar nas causas que são necessárias. Estamos averiguando essa situação no Estado para avaliarmos as melhores formas de atuar para assegurar esse direito à pessoa idosa”, acrescentou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

Os canais para denunciar violência contra o idoso são Disque 100, Disque 190 e o telefone do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), o (65) 3613-9981.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet