Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

26/07/2018 | 10:15

Chamamento Público garante construção do relógio dos 300 anos sem dinheiro público

A edificação da estrutura faz parte do processo de revitalização da Avenida Mato Grosso

Da Redação

Colocando em prática uma metodologia de trabalho em que representantes do setor econômico se sintam atraídos a participar dos projetos da Prefeitura de Cuiabá, o Executivo municipal tem conseguido desenvolver uma série de ações de melhoria e modernização da cidade, por meio deste caminho de parcerias. Um dos grandes exemplos dentro deste contexto é a edificação do novo relógio de contagem regressiva para os 300 anos que, em breve, estará em funcionamento no entroncamento entre as Avenidas Mato Grosso e Ten. Cel. Duarte (Prainha).
Com aproximadamente 16 metros de altura e mais de 6 metros de largura, a nova estrutura foi construída com verba 100% proveniente da iniciativa privada. Para a execução desse processo, a empresa Fort Atacadista, vencedora de um Chamamento Público realizado pelo Município, investiu cerca de R$ 700 mil, resultando na concepção de um totem, feito à base de material de alumínio composto (AMC) e com contornos da tradicional viola de cocho, fazendo referência às raízes cuiabanas.
Para conseguir instigar a participação no Chamamento Público, a Prefeitura montou um projeto, em que o vencedor tem assegurado o direito da exploração publicitária nos dois painéis de LED que fazem parte da composição. Dessa forma, ficou definido que, como contrapartida do recurso aplicado, a empresa parceira pode, além de estampar sua marca na estrutura, utilizar 50% do tempo de propaganda para divulgar assuntos de seu interesse. Os outros 50% ficam à disposição da própria Prefeitura de Cuiabá, para a transmissão de campanhas institucionais. A medida é valida pelos próximos três anos, podendo ser prorrogada de acordo com o interesse de ambas as partes.
“Além deste na Mato Grosso, também estamos planejando a instalação de mais dois relógios em outros pontos da cidade. Todos eles seguirão o mesmo procedimento adotado nesse primeiro projeto. Ou seja, não haverá a aplicação de recursos oriundos da Fonte 100 do Município. A consolidação dessas parcerias foi uma alternativa que encontramos para continuar transformando a Cuiabá dos 300 anos e, ao mesmo tempo, diminuir os custos para a Prefeitura. Dessa forma, o dinheiro que seria utilizado nessas estruturas podem ser empregados em outras áreas”, explica o secretário de Inovação e Comunicação, Júnior Leite.
A construção do relógio dos 300 anos faz parte do pacote de revitalizações que o Município está executando na Avenida Mato Grosso. Como parte desse procedimento, está sendo realizado - em todo o canteiro central da via - um trabalho de readequação, que conta com a substituição da estrutura de concreto por grama, o plantio de 80 árvores de Ipês adultas e outras espécies de plantas nativas da região. Além dos serviços de jardinagem e paisagismo, o local também receberá uma grande melhoria no quesito iluminação, com a instalação de lâmpadas do tipo LED.  
“O processo de revitalização do canteiro é um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que disponibilizou servidores para atuarem no local. Neste momento, eles estão se empenhando no trabalho de retirada do concreto e também de recuo do meio-fio em parte da via, onde terão vagas para estacionamento. Na verdade, a construção do relógio, com a reestruturação do canteiro, são ações que se completam e que farão com que a Mato Grosso ganhe um visual mais belo e inovador”, pontua o secretário.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet