Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Brasil

27/07/2018 | 10:01 - Atualizada em 06/08/2018 | 12:58

Unidades dos Cras funcionarão neste sábado (28) para atender inscrições do NIS

Da Redação

Visando garantir que o cidadão cuiabano tenha acesso em tempo hábil e com qualidade aos programas sociais do governo federal, a Prefeitura de Cuiabá, em força-tarefa, estenderá os dias de funcionamento dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital. As unidades, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, abrirão -  excepcionalmente -  neste sábado (28), das 8h às 12h.  Além dos Centros de Referência, a sede do programa Bolsa Família, localizada à Avenida Dom Aquino, nº 10, bairro Dom Aquino, também funcioná deste sábado, seguindo o mesmo horário dos Cras. 

A ampliação nos dias de atendimento é em razão do aumento no fluxo de pessoas nas unidades, para o serviço de inclusão e atualização do Número de Identificação Social (NIS), principalmente, por causa das inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida, em que o cidadão - para participar - precisa estar inscrito regularmente no NIS.

“Seguindo as diretrizes do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e também da primeira-dama Márcia Pinheiro de uma gestão dignificada, estamos unindo forças e vamos trabalhar neste sábado. A força-tarefa, fruto do empenho de toda equipe, vai ampliar o atendimento nos Cras, para garantir que a população tenha acesso às inscrições e possa participar do processo habitacional do município, dentro do prazo estipulado pelo programa,” explica o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

O secretário ainda pontua que, caso haja necessidade, a força-tarefa será ampliada para os demais dias, incluindo outros fins de semana. “Além do sábado, as equipes estão trabalhando em regime de plantão, sem fazer horário de almoço, para não deixar que o cidadão saia sem o atendimento. Mas, dentro desse período, se notarmos que há ainda a necessidade do mutirão, não vamos medir esforços para realizá-lo”, completa o gestor.  

 

Programas sociais em andamento na Capital -  Foco principal do processo de inclusão e atualização do NIS, o programa Minha Casa, Minha Vida está com inscrições abertas desde o dia 16 de junho. A população pode fazê-las pelo Portal Habitanet, ou de forma presencial - para as famílias que não possuem acesso à internet -, na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, até o dia 05 de agosto.

Além do programa habitacional, também estão andamento a distribuição de kits digitais, feitos pela Seja Digital, e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Como no Minha Casa, Minha Vida, o cidadão também precisar estar inscrito no NIS.

De acordo com a coordenadora de Cadastramento dos programas sociais da Capital, Claudete Orso, em média, no caso de inscrição do NIS no sistema, o prazo é um dia para que a Caixa Econômica Federal possa gerar o número, e em caso do procedimento ser apenas para atualização de dados, o processo é feito no ato do atendimento na unidade. " O processo para ambos os casos, não é demorado, porém, como estamos com esse fluxo grande na procura, é importante que o cidadão não deixe para última hora. Isso evitará que não perca o prazo para participar dos programas", finaliza a coordenadora. 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet