Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

13/08/2018 | 19:12 - Atualizada em 13/08/2018 | 20:45

Contação de histórias lota Misc e faz crianças e adultos vibrarem

Da Redação

Ao lado de Alicce Oliveira protagonizaram o evento ex-alunos do curso ‘Seja Um Contador de Histórias’

 
 
Cerca de 200 pessoas se reuniram para ouvir e viver histórias durante o encontro “Mato Grosso Tem uma História em Cada Canto", realizado no sábado (11), no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). No ritmo das narrativas, adultos e crianças vibraram ao longo de uma noite de fantasia e valorização da cultura oral. O encerramento fez jus ao espetáculo e contou com a apresentação do artista moçambicano Ermínio Nhatumbo. Ao som da timbila, ele reproduziu na Capital a sonoridade de sua terra natal e encantou os presentes.
Ao lado da contadora profissional Alicce Oliveira, protagonizaram o evento ex-alunos do curso ‘Seja Um Contador de Histórias’, fruto de edital do Conselho Municipal de Cultura, vencido por ela. Para a ocasião, além dos formados em seu projeto de capacitação, também foram convocados profissionais de outras cidades.
O público numeroso superou as expectativas da organização. “Já vinha divulgando há algum tempo, mas não esperava que fosse lotar. Muita gente confirma, mas não vem. Só que dessa vez, essas pessoas vieram”, diz. Parte do sucesso é atribuída ao local de realização, considerado por ela como ideal para esse tipo de atividade, diferente de um show ou espetáculo.
De acordo com o secretário de Cultura Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, ações como esta fazem parte do plano de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e refletem a proposta de diversidade assumida pelo Misc, que encontra na variedade de público e artistas, fomento para continuar estimulando o desenvolvimento da cultura da cidade.
Neste cenário, a contação ganha importância ainda maior por instigar, além da oralidade, a leitura literária. É o que pondera o diretor do Museu, Cristóvão Gonsalves da Silva. “Com a velocidade de comunicação, ganhamos muitos elementos, mas perdemos outros. Um deles é a contação de história. As crianças de hoje só querem ficar no celular ou ir ao shopping. Esse recurso desperta então a oralidade, para que se possa ter um norte e para que, no dia a dia, se retome esse conceito tão importante.”
Vuolo também reforça que foi pensando nesses aspectos que a Pasta viabilizou a realização do curso junto ao Conselho. “Essa capacitação foi voltada à motivação e instrumentalização de novos agentes, fazendo referência ao desenvolvimento de projetos de estímulo à leitura por meio da contação de histórias.”, explica.
Embarcando hoje para o Paraná, onde passará por três cidades com a apresentação ‘Levando Histórias – Mitos e Lendas do Rio Cuiabá’, a contadora aproveitou para agradecer a Secretaria de Cultura pelo apoio oferecido durante o evento. Além do suporte na recepção dos convidados, a Pasta também forneceu o equipamento necessário para a realização do evento.
 
Vida nova ao Misc
Reaberto no mês de junho, após quase três anos de pausa, o espaço dará vida a uma série de atividades que incluem desde exposições até mostra underground de audiovisual. É o que explica o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo. “São pessoas que já tem trabalhos realizados com leis de incentivo à cultura, parceiros da Secretaria e da Prefeitura. Então para levar isso a frente é preciso sensibilidade e a gestão tem demonstrado isso com as pessoas”, diz. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet