Mato Grosso,
Quinta-feira,
2 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

21/08/2018 | 15:42

Dia Nacional do Folclore: Saci Pererê, mula sem cabeça e outros mitos estarão na Praça Alencastro em forma de livros

Além de histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto e Boitatá, a praça vai oferecer muitas outras diversões como adivinhas, parlendas, trava-línguas, provérbios, quadrinhas, culinária, brincadeiras, cantigas de roda e ainda uma exposiçã

Guru da Cidade

A rede de bibliotecas comunitárias “Saber com Sabor” e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá estão preparando uma programação especial na quarta-feira para celebrar o Dia Nacional do Folclore. De 22 a 24 de agosto, das 8h às 17h, a Praça Alencastro vai receber alunos da rede municipal de ensino e a população para muita leitura, brincadeira e dança. O objetivo é levar conhecimento, entretenimento, cultura e lazer para crianças, jovens e adultos da Capital, além de divulgar os espaços de leitura para a comunidade em geral.

“Esse é um belo momento para contarmos e ouvirmos as histórias que povoam a nossa cultura popular e, ao mesmo tempo, incentivarmos o hábito da leitura”, destacou a coordenadora do Programa Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

Além de histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto e Boitatá, a praça vai oferecer muitas outras diversões como adivinhas, parlendas, trava-línguas, provérbios, quadrinhas, culinária, brincadeiras, cantigas de roda e ainda uma exposição de brinquedos antigos.
Personagens

Entre as principais figuras do Folclore Brasileiro estão o Boitatá, uma gigantesca cobra de fogo que protege os campos, e o Caipora, um pequeno índio de pele escura, muito ágil, que fuma um cachimbo, gosta de cachaça e é o guardião dos animais.

Temos também a Cuca que, segundo a lenda, é uma velha em forma de jacaré que rouba crianças desobedientes,  o Curupira, um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas, além do Saci-Pererê, um menino negro e travesso que fuma um cachimbo e carrega uma carapuça vermelha, que lhe concede poderes mágicos.

As marcas folclóricas também podem ser vistas na música (cantigas de roda, serenatas, cantos de velório e de cemitério); danças e festas (quadrilha, xaxado, samba, baião, catira, Carnaval, Festa Junina, Congado); na linguagem (adivinhações, provérbios, quadrinhas e piadas); nos usos e costumes (culinária, vestimentas e comportamento); em brinquedos (pipa, boneca de pano, bolinha de gude, esconde-esconde) e ainda na arte e artesanato, com a utilização de matéria-prima natural como madeira, couro, pedras, sementes e métodos rudimentares de produção.
Serviço:

Assunto: “Ler, brincar, dançar é só começar” – Dia Nacional do Folclore

Data: De 22 a 24 de agosto

Horário: das 08h às 17h

Local: Praça Alencastro

 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet