Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

22/08/2018 | 15:45

Quase 50% das crianças de MT ainda não foram vacinadas

Campanha contra polio e sarampo vai até 31 de agosto; mais de 100 mil crianças foram vacinadas no Estado

MidiaNews

Quase 50% das crianças de MT ainda não foram vacinadas

Foto: Reprodução

Quase 100 mil crianças ainda não foram vacinadas contra poliomielite e sarampo em Mato Grosso. Conforme o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 202 mil crianças mato-grossenses até o dia 31 de agosto, quando a campanha chega ao fim.

 

A campanha é voltada para crianças maiores de um ano e menores cinco anos. Conforme dados do Ministério da Saúde, foram vacinados contra poliomielite 106.762, e contra sarampo 105.750. Isso representa 52,80% e 52,30%, respectivamente.

 

"Convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. O esforço do país é impedir que  doenças já eliminadas não retornem o Brasil. Esse é um trabalho de toda a sociedade", ressaltou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

 

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).

 

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

 

Casos de Sarampo

 

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 21 de agosto, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, e 6.693 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Entre os confirmados, 9 casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.

 

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet