Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

27/08/2018 | 15:31

Programa forma 1.253 alunos do Ensino Fundamental em evento no Ginásio Dom Aquino

Autoridades prestigiam evento e falam sobre iniciativa que promove a integração social

Prefeitura de Cuiabá

Programa forma 1.253 alunos do Ensino Fundamental em evento no Ginásio Dom Aquino

Foto: Reprodução

Alunos de 16 unidades educacionais da rede municipal de Ensino de Cuiabá participaram na manhã desta sexta-feira (24), no Ginásio Dom Aquino, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). No primeiro semestre deste ano, o programa atendeu a 1.253 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Realizado em Cuiabá, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar de Mato Grosso, o Proerd é uma ação preventiva, baseado no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education, criado em 1983, por duas pedagogas.

O programa consiste numa ação conjunta envolvendo policiais militares, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem as pressões e, a partir daí, a resistirem a elas.

A integração social é o princípio que orienta todas as atividades do Proerd, desenvolvidas em 10 lições em que são abordadas noções de cidadania, técnicas para resistir a pressões para o uso de drogas e prática de violência, maneiras de lidar com o stress, promoção de autoestima e tomada de decisões responsáveis.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, destacou a importância de iniciativas como essa, para a formação integral das crianças e adolescentes. Se dirigindo aos alunos, ela incentivou a todos para que se tornem multiplicadores das orientações aprendidas durante o programa. “Antes de qualquer atitude lembrem-se deste momento, que é um grande privilégio. Vocês são os multiplicadores desses ensinamentos e, aos pais, sejam compreensíveis e amorosos, porque somente o amor protege e tira as crianças das drogas e violências”, destacou ela.

O comandante-geral da Policia Militar de Mato Grosso, cel. PM Marcos Vieira da Cunha destacou o trabalho realizado na capacitação dos policiais militares que integram o programa. “Estar com os alunos e com todos vocês neste momento é uma honra muito grande. Sabemos da importância do Proerd no atual contexto social e para isso temos muito cuidado com a capacitação dos policiais militares instrutores. Ao completarmos 18 anos, só queremos agradecer a todos que fazem parte desse grande programa”.

Durante a formatura, representando os alunos que participaram do Proerd, as estudantes Ana Gabi Goes, da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Ana Beatriz Ferreira da Silva, da EMEB Djani Ribeiro Campos e Julia Pereira, da EMEB Juscelino José Reiners foram premiadas com bicicletas pelas redações que produziram sobre o que aprenderam com o programa.

“Aprendi muitas coisas legais no Proerd. Como ficar longe das drogas, bebida e cigarro e sobre o bullyng e a empatia, que é se colocar no lugar do outro. Vou usar esses ensinamentos para sempre, tomar decisões seguras e responsáveis”, leu Ana Gabi Góes.

Para os pais, o programa faz a diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças e dos jovens. “Este é um programa que sempre gostei. Minhas duas outras filhas já participaram e agora é a vez da Andressa. Eles passam muitas coisas boas para as crianças. Ajudam a desenvolver e fortalecer nossos filhos”, destacou Andreia Maria Souza.

Para as crianças, participar do programa é uma experiência marcante e algumas fizeram questão de falar das suas experiências. Angelina Gabriela Ribeiro dos Santos, 10 anos, aluna da EMEB Orlando Nigro disse que adorou a experiência enquanto sua amiga, Kelly Cristina Serrano, 11 anos, da mesma unidade educacional, que pela segunda vez participa do Proerd, disse que sempre aprende muito com os instrutores. “Aprendi a me proteger e dizer não. Vou levar o que eu aprendi para meus amigos”.

Ana Carolina, 10 anos, da EMEB Maria Ambrósio, disse que na sala de aula é possível sentir a diferença. “Agora estamos mais unidos na escola. Os colegas na minha sala antes faziam muito bullying, tinham muitas brigas. Agora não fazem mais isso. A gente aprende a ser mais gentil, conhecer mais as pessoas, e respeitar os outros”.

Participaram da formatura geral: autoridades do judiciário, segurança pública, militares, assessores, coordenadores pedagógicos e professores. As bandas marcial da Polícia Militar de Mato Grosso e da EMEB Prof Ranulpho  Paes de Barros.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet