Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

10/09/2018 | 15:28

Incêndio ameça Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há três dias

Olhar Direto

O Corpo de Bombeiros combate há três dias um incêndio em uma área de preservação localizada em Chapada dos Guimarães (a 60 quilômetros de Cuiabá). Ao menos 30 profissionais atuam no local. Até o momento, a área consumida pelo fogo é de 3.700 hectares, que corresponde a 37.000.000 metros quadrados.

O fogo teve inicio na última sexta-feira (8), numa região próxima do Cóxipo do Ouro. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez o atendimento inicial e posteriormente acionou o Centro Integrado de Multiagências (CIMAN).
 
No sábado (9), O Batalhão de Emergências Ambientais (Bea) e o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM) integraram as equipes de combate com intuito de conter o incêndio, que avançava em direção as morrarias do Parque.
 
Após a avaliação realizada com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), as equipes de combate terrestre retomaram o combate e conseguiram extinguir a principal frente do fogo, para evitar que o Parque fosse atingido.
 
Nesta segunda-feira (10), as equipes estão concentradas em dois focos isolados. Pela manhã, as equipes atuaram no combate com auxilio de um avião Air Tractor.
 
Atuam no local 15 brigadistas do Instituto e 10 bombeiros militares. Além disso, já foram utilizados mais de 20 mil litros de água. A área atingida pelo fogo é de 3.700 hectares, ou seja, 37.000.000 metros quadrados.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet