Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

13/09/2018 | 15:12

Hospital e Pronto Socorro completam 30 anos com média de 18 mil atendimentos/mês

Prefeitura de Várzea Grande

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande completa 30 anos, na data de hoje, 13 de setembro com novos serviços para a população. Com sua reforma geral já com 90% das obras conclusas, foram retomadas cirurgias, exames de alta tecnologia, implantação da Rede Cegonha, novos leitos de UTIs neonatal, infantil e adulto, sistema de gestão informatizado. Os avanços vêm de encontro à reestruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde, que também completa nesta data 30 anos. Foi realizado Culto Ecumênico nas dependências da unidade hospitalar para comemorar a data festiva. 

Todas estas mudanças prevê a ampliação do serviço de média e alta complexidade na unidade hospitalar, que por mês chega a realizar 18 mil atendimentos e procedimentos. Desde o inicio da reforma já foram investidos R$ 6 milhões entre obras e equipamentos. Mais R$ 400 mil devem ser investidos ainda para a conclusão total das obras. 
Para o diretor geral, Ney Provenzano, hoje a unidade tem motivos de sobra para festejar esse aniversário. “Podemos citar o crescimento do hospital junto a sua  taxa de ocupação superior a 95%, média de permanência na maternidade de 2 dias e na clínica médica de 6 dias, passamos  a realizar 624 partos, tendo o mais importante: integração da equipe multiprofissional e, consequente melhoria na qualidade da assistência aos usuários do SUS; funcionamento 24 horas para atender à sociedade; a qualificação no quadro de funcionários, além do melhorar a qualidade e os indicadores que avaliam o serviço”, afirma.

O secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes lembra que todas as unidades de saúde avançaram, inclusive o Hospital e Pronto Socorro que já conta com exames de última geração como a Tomografia Computadorizada e a Ultrassonografia, ambos os exames gratuitos, 24 horas por dia e com laudo em duas horas após a realização da mesma. Além disso a unidade conta agora com o sistema 100% informatizado que integra os dados dos pacientes desde o primeiro atendimento até os resultados de exames.

“Temos convicção de que a saúde avançou muito nos últimos meses, mas ainda é pouco diante da necessidade da população e pelo fato de que entre 40 e 45% dos atendimentos realizados pela unidade é de pacientes de outros municípios e até mesmo Estados do Brasil. Hoje a Rede SUS está fortalecida no nosso município”, disse ele.

Diógenes lembrou ainda que a saúde pública poderá contar com novas Unidades Básicas de Saúde (USB) que elevarão para 70% a cobertura da Atenção Básica, ou seja, a saúde preventiva, que é aquela aonde o paciente recebe os primeiros atendimentos, deixando os casos de urgência e emergência para as demais unidades a UPA IPASE e o Hospital e Pronto Socorro. Em breve será inaugurada também mais uma Unidade de Pronto Atendimento 24h, a Upa Cristo Rei. 

A prefeita Lucimar Sacre de  Campos também esteve presente no Culto Ecumênico realizado na unidade em comemoração ao aniversário do HPSM-VG, ela agradeceu aos colaboradores que por sua vez prestaram homenagens a gestora. “Quero parabenizar a todos pelos 30 anos de Hospital e Pronto Socorro, são 30 anos de atendimento, dedicação e de vida. Porque a gente faz com muito amor, a gente trabalha muito para proporcionar a vocês condições de exercer esse papel, tão bonito que é de salvar e dar vida a quem precisa de nós, meu muito obrigado”. 

Dona Jocenil da Costa Ventura, “Juju”, como é mais conhecida entre os colegas, se orgulha em completar 30 anos de função dentro da unidade hospitalar. Dona juju começou como cozinheira, estudou, se formou e começou a atuar na farmácia onde já está a quase 22 anos. “Comecei essa caminhada junto com o surgimento do hospital, há 30 anos , que até então, não tinha nenhum Pronto Atendimento na cidade  Para buscar um atendimento de urgência e emergência a gente tinha que se deslocar até Cuiabá. Hoje além de comemorar os meus 30 anos de pronto socorro, comemoro também essa reforma que já está quase concluída e será entregue pela nossa querida prefeita Lucimar Campos, que tanto faz pelo povo Várzea-grandense”, diz Dona Juju.

Já foram entregues com as reformas da unidade hospitalar, a UTI neonatal e pediátrica com 07 leitos para neonatologia e 03 leitos de pediatria; a Sala de Medicação com 10 poltronas para pacientes, 10 cadeiras para atendimento ao paciente para procedimentos invasivos (punção e infecção entre outros) e Posto de Enfermagem Exclusivo. A UTI adulto com 10 leitos; a Sala Vermelha adulto (Box) com 10 leitos; o Bloco E (Sala de Observação) com Posto de Enfermagem e Prescrição Médica com 16 Leitos divididos entre masculinos e femininos; o Centro Cirúrgico com 3 salas, a recepção Adulto, os Blocos A e B com 71 leitos ambos, Boco C (Infantil) com 13 leitos e uma brinquedoteca e dois postos de enfermagem. A Rede Cegonha com 10 leitos de enfermaria e 3 PPP (salas de parto), além de outros setores. No total são 172 leitos entregues totalmente reformados e ampliados até essa etapa da reforma. Na ultima etapa de obras serão reformados os pavimentos que compõem a Sala Vermelha Infantil (Box) com 10 leitos, o Laboratório e a Agência Transfusional (Banco de Sangue).


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet