Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

08/10/2018 | 14:35

Baiano investe em ‘chiparia’ e chega a vender 14 mil unidades por semana em Cuiabá

Olhar Direto

Uma iguaria de origem paraguaia, preparada por um baiano, tem feito muito sucesso em Cuiabá há cerca de três anos: a chipa. Muito famosa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a guloseima foi reinventada por Cícero Ribeiro, 52, que há três anos inaugurou simultaneamente nas capitais dos dois estados a ‘Dona Chipa’. Só em Cuiabá, hoje, ele chega a vender 14 mil unidades por semana (nas duas lojas).
“Eu trabalhava com comunicação, com produção de vídeos, e foram 30 anos nessa profissão, mas sempre com aquele desejo de trabalhar no varejo, no ramo de alimentação”, contou ao Olhar Conceito. “Fiz alguns cursos, mas por hobby mesmo, fazia em casa. Depois acabei gostando tanto do negócio que falei: vou fazer uma coisa mais profissional”.

O gosto pela chipa era de família. Cícero morou em Campo Grande por um tempo, e sempre ia para Ponta Porã, divisa com o Paraguai, onde nasceu a iguaria. Segundo ele, a grande diferença está no fato de que na chipa paraguaia é usado fubá de milho, “então fica mais parecido com uma broa com queijo. Como não tínhamos esse costume de comer broa com queijo, há muito tempo o brasileiro foi deixando ela mais próxima do pão de queijo, porém mais consistente que o pão de queijo”.


Em Cuiabá, tanto sua família quanto os funcionários da empresa de produção de vídeos sempre gostaram de comer chipa. E ele percebeu ali um potencial. “Depois de ter feito alguns cursos nesse ramo de café, sentimos o desejo de fazer alguma coisa. Paramos pra pensar... mas o que? Eu não queria que fosse padaria, queria alguma coisa diferente, não queria ser mais um no mercado. Uma cafeteria mais tradicional também não queria... e como nós temos o hábito de todo dia pela manhã comer chipa, gostávamos, sempre levava pros meus funcionários, pensei, poxa, todo mundo gosta desse negocinho... é unanimidade! A família sempre pedia.” Foi aí que nasceu a ideia de fazer uma chiparia.
 
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet