Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

10/10/2018 | 14:02

Exposição interativa chega a Cuiabá com estúdio de tecnologias audiovisuais para crianças

Olhar Direto

Começa na próxima segunda-feira (15) a exposição ‘Estúdio Casa da Árvore’ do projeto ‘O que queremos para o mundo?’. Até o dia 26 do mesmo mês, na Galeria Lavapés, ficará instalado um estúdio de tecnologias audiovisuais construído a partir de materiais sustentáveis para a realização de processos de ensino-aprendizagem. O espaço foi criado a partir da Casa da Árvore presente no longa metragem "O que queremos para o mundo?" (Igor Amin, 2016, livre).
 
Leia também:

Cientistas e jornalistas chegam a Cáceres em expedição internacional pelo meio ambiente

De acordo com a assessoria, crianças de mais de dez escolas da rede pública de ensino estadual e municipal de Cuiabá serão levadas para a exposição audiovisual. O projeto é realizado pela Cocriativa, com idealização do Instituto Mundos, e chega a convite da Energisa, que patrocina o projeto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
No espaço, as crianças poderão jogar o ‘Jogo dos Mundos’, uma brincadeira audiovisual cooperativa, em que os jogadores são desafiados a agir em cenários socioambientais e tecnológicos do mundo em que vivemos. Essas questões aparecem por meio de baralhos divididos em "Cartas-Problemas", "Cartas-Desafios" e "Cartas-Inspiração", que estimulam sentir, imaginar, pensar, dialogar e criar.
 
Ao final da experiência, os presentes farão um "Inventário dos Pequenos Futuristas", invenções ecofuturistas criadas para solucionar os problemas socioambientais que enfrentamos no presente. Para as invenções, serão disponibilizados materiais reaproveitáveis coletados pelas escolas participantes e através de uma campanha de coleta de resíduos realizada pela Energisa junto aos seus funcionários.
 
A seleção das escolas participantes aconteceu a partir da candidatura de educadores para fazer parte da Formação em Educação Audiovisual, que aconteceu em agosto deste ano em Cuiabá.
 
Na ocasião, a equipe do projeto se reuniu com os participantes - professores da rede pública de ensino - e através de diversas ferramentas que trabalham a imaginação, o pensamento crítico e a consciência socioambiental, receberam uma formação a partir de um inventário inédito com dispositivos para troca de conhecimento por meio das tecnologias e imagens em movimento. O objetivo foi promover a educação básica do olhar, capaz de estimular a construção de identidades plurais nos contextos infantojuvenis.
 
O mesmo projeto também esteve em Cuiabá em 2017, com a formação para professores da rede pública de ensino, e em 2018 traz como novidade não só a exposição, mas também o Fórum O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO? - Audiovisual, Educação e Economia Criativa, que será realizado no dia 30 de novembro no Cine Teatro Cuiabá. O evento é aberto ao público mediante inscrições gratuitas a serem divulgadas em breve.
 
"Em 2017 estivemos em Cuiabá (MT) pela primeira vez, realizando exibições educativas, formação para professores e levando ferramentas audiovisuais para serem multiplicadas nas escolas. Foi um desafio muito grande, mas também motivador compreender a cultura escolar do Mato Grosso e sua potência junto às crianças e jovens. Aprendemos tanto que retomamos para implementar em 2018 nossa Exposição Audiovisual, com uma formação em Educação Audiovisual para professores e um Fórum de Educação e Audiovisual para fechar nossas atividades. A expectativa é grande, pois durante a formação conhecemos pessoas incríveis e muito motivados a levar uma educação do olhar para dentro das escolas. E é por isso que acreditamos que isso tudo voltará em formas de invenções para problemas socioambientais levantados por todos. Não tenho dúvidas que a nossa criatividade somada à das crianças e dos educadores irá além das ideias, estimulando ações práticas nas escolas e nas comunidades", conta Igor Amin, criador e diretor geral do projeto O que queremos para o mundo?.
  
Serviço

 
Exposição "Estúdio Casa da Árvore"
Data: 15 e 26 de outubro
Local: Galeria Lava Pés (Av. Jose Monteiro de Figueiredo, 510 - Duque de Caxias, Cuiabá – MT)
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet