Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

11/10/2018 | 11:58

Lucas do Rio Verde é o 1º município do Brasil a conquistar certificação no Programa Pró-Gestão RPPS

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência das boas práticas de gestão do regime próprio

Prefeitura de Lucas do Rio Verde

O Município de Lucas do Rio Verde, por meio do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde (Previlucas), é o primeiro município do Brasil a conquistar certificação no Programa Pró-Gestão RPPS, da Secretaria de Previdência Social – Ministério da Fazenda.

O Pró-Gestão RPPS é um Programa de Certificação Institucional que visa a modernização da gestão dos regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado pelo Ministério da Previdência Social, atualmente Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, através da Lei nº 13.341/2016.

Tem como fundamento atribuir e exercer orientação, supervisão, acompanhamento dos Regimes Próprios de Previdência - RPPS, estabelecendo parâmetros, diretrizes gerais para organização e funcionamento nos termos da lei, objetivando auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, dando maior transparência no relacionamento das instituições com os segurados e a sociedade.

O Pró-Gestão visa obtenção de maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais os RPPSs se relacionam. Internamente, obter o certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização. O gestor e equipe do RPPS conseguem ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência das boas práticas de gestão do regime próprio, destinada a atestar a qualidade e funcionalidade dos produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental e a transparência. Serve também para provar que, seguindo a padronização dos procedimentos e processos, o Instituto de Previdência atinge credibilidade e confiabilidade se tornando um órgão credenciado junto ao mercado financeiro como investidor qualificado, tendo maior acesso a variedade de investimentos normatizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Previlucas, por meio da equipe gestora, juntamente com seus conselhos Deliberativo e Fiscalizador, Comitê de Investimentos e incentivados pelo Gestor Municipal, trabalhou arduamente nos últimos meses para melhorar ainda mais as boas práticas de gestão, efetivando a manualização dos processos e procedimentos previdenciários, reafirmando a transparência das ações com seus segurados e sociedade civil e as conquistas obtidas nos últimos anos com as premiações nacionais de boas práticas.

 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet