Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

15/10/2018 | 12:24

Campeonato Bola Cheia inclui times femininos e incentiva prática esportiva entre jovens

Prefeitura de Cuiabá

O Estádio Eurico Gaspar Dutra, Dutrinha, será palco para a abertura da segunda edição do Campeonato Bola Cheia, na terça-feira (16). O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol (FEF-MT), contempla jovens de bairros periféricos e este ano inclui times femininos em sua programação.
Segundo o titular da Secretaria de Cultura, esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a novidade representa uma oportunidade para que as meninas participem de um campeonato oficial. “Em razão do sucesso do ano passado nós conseguimos reeditar o projeto, com uma proposta que vem ao encontro do que prega o prefeito, Emanuel Pinheiro, que é oportunizar”, diz.
No total foram inscritas 10 equipes masculinas e seis femininas. Para o primeiro caso, o limite de idade é de 16 anos, enquanto para o segundo, de 18 anos, com exceção de, no máximo, três jogadoras com até 23 anos por time. As disputas se estendem até o final de novembro, quando os campeões serão conhecidos.
Na premiação estão inclusos uniformes e materiais para os treinos, além de troféus e medalhas. “É uma maneira de incentivar a prática pelos bairros da Capital. Por isso procuramos parcerias com departamentos que já atuam de forma organizada com o futebol em suas regiões”, explica Vuolo.
O primeiro jogo acontece às 19h e deverá ser assistido por representantes de importantes times de Cuiabá, convidados pela Prefeitura. “A habilidade dos jogadores pode despertar o interesse nos profissionais e também queremos explorar essa possibilidade. O foco principal, contudo, é a formação do cidadão, primando pela disciplina, pelo respeito aos adversários. É daí que surgem os grandes craques.”
De acordo como secretário adjunto de Esportes, Edilson Odilon, os jogos serão realizados nos miniestádios espalhados por Cuiabá e contarão também com apoio logístico da Prefeitura, que garantirá o acesso de todas as equipes. Além disso, a equipe de arbitragem oficial será cedida pela FEF-MT.
O técnico do time masculino do Parque Atalaia, Odenil Valeriano (Pio), conta que sua equipe chegou a semifinal em 2017 e que agora os meninos vem se preparando para alcançar o título. Sendo assim, todas as iniciativas do tipo são bem-vindas pela comunidade, uma vez que estimula que os adolescentes pratiquem esportes.
Diretor do time feminino, ele também cita a importância da inclusão das garotas no Campeonato. “Agora as meninas que, antes ficavam de fora, poderão participar, ser vistas e valorizadas. Isso faz com que elas ganhem cada vez mais espaço e cresçam também no meio social, uma vez que muitas já são excluídas de outros contextos. A questão é sempre incluir”, finaliza.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet