Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

15/10/2018 | 13:30

Abraço Rosa mobilizou cerca de mil pessoas em Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande

Neste mês, em comemoração ao Outubro Rosa, como forma de conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma série de atividades relacionadas à prevenção dos cânceres. O marco das ações é o “Abraço Rosa”, evento alusivo ao mês Outubro Rosa que abre as ações do mês nas Unidades de Saúde Básica (UBS), Policlínicas, Centro Integrado da Mulher (CIM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Abraço Rosa” é um evento já histórico que reúne milhares de pessoas, servidores públicos, autoridades e ainda mulheres que foram acometidas pela doença e com muita garra e determinação venceu a doença. O objetivo do “Abraço Rosa” é de intensificar as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde.

“A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa são um complemento do trabalho preventivo que realizamos durante todo o ano no município em nossas unidades de Saúde. E, em breve, vamos ampliar ainda mais essas ações com a Rede de implantação da Estratégia Saúde da Família. Outubro Rosa, apesar de já existir há muito tempo, em Várzea Grande, o “Abraço Rosa”, a cada edição, o movimento tem maior impacto direto na vida das mulheres várzea-grandenses. O número de mulheres participando do “Abraço Rosa”, mostra o quanto o evento conseguiu levar sua mensagem, conscientizando-as para a importância da prevenção, por meio da informação e do autoexame”, frisou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Lucimar Sacre ressaltou que conhecer o próprio corpo é a maneira mais eficaz para combater o câncer de mama e garantiu mais melhorias ao atendimento público de saúde para as vítimas dessa doença. “Queremos que as políticas públicas sejam moduladas, desenhadas e implementadas visando à dignidade e o reconhecimento das usuárias desses serviços. O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres”, alertou.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes destacou a importância do movimento e o empenho da gestão municipal no combate ao câncer de mama. “Creio que o combate ao câncer de mama exige não apenas o posicionamento do estado, governo municipal  e instituições ligadas a área da saúde, mas também o esclarecimento e a consciência das mulheres que são fundamentais nessa luta”.

De acordo com secretário de Saúde, durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) irá realizar uma série de ações em comemoração ao movimento como, por exemplo, a intensificação da oferta de mamografias para investigar a doença. “Esta ação atenderá gratuitamente mulheres de 40 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos”.

Diógenes Marcondes disse que o objetivo do Outubro Rosa é conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. "A prevenção é realizada através do exame clínico feito pelo ginecologista e a mamografia. Quanto mais cedo for detectado o câncer de mama, mais chances a paciente terá de se curar", informou, acrescentando que o ideal é fazer o exame de mama aos 40 anos, mas se a pessoa tiver um caso de câncer de mama na família. Neste caso, a recomendação é fazer a mamografia aos 35 anos de idade.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet