Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

24/10/2018 | 13:49

Mulheres vítimas de violência participam de roda de conversa sobre câncer de mama

O evento faz parte das ações em prol do Outubro Rosa e já alcançou mais de 60% das unidades assistenciais da Capital

Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá vem promovendo vários movimentos em prol de debates de importantes temas. A Campanha Mundial Outubro Rosa é um deles. E na manhã desta segunda-feira(22), foi a vez das mulheres vítimas de violência acolhidas pela Casa de Amparo do Município receberem o evento, que foi realizando em parceria com a Associação MT MMAMA.

Elas participaram de uma roda de conversa sobre câncer de mama e puderam sanar dúvidas sobre o assunto, assim como aprender o importante papel da detecção precoce da doença, pelo autoexame, para o sucesso do tratamento. A coordenadora da unidade, Fabiana Soares explicou que o intuito de trazer as informações para dentro da Casa é ajudá-las no processo de reconstrução, com novos aprendizados de valorização da vida.

“Elas, em sua maioria, têm um grau de dificuldade de identificar a relevância que possuem na sociedade. Isso por conta de uma série de crenças negativas que foram, ao longo dessa triste caminhada, inseridas como verdadeiras na mente delas. Diante dessa realidade, a prática da roda de conversa, abordando os temas das campanhas, traz excelentes resultados neste recomeço”, disse a coordenadora da unidade, Fabiana Soares.

Durante a conversa, as mulheres assistiram vídeos explicativos de como fazer o autoexame, dos fatores de risco, das características de uma mama com nódulo e após a explanação, colocaram em prática esses ensinamentos. Quem discorreu sobre o tema foi a presidente do MT MMAMA, Cleuza Dias Leite. Desde 2010 à frente da Associação, Cleuza contou para as presentes que sua experiência com o trabalho lhe rendeu muitas alegrias, pois consegue levar a informação para as pessoas e, com isso, salvar vidas.

“Essa parceria com a Prefeitura é extremamente válida para o movimento. Através dela, a gente está tendo acesso a estes lugares e conhecendo a história dessas mulheres maravilhosas. É muito gratificante ter a oportunidade de compartilhar meu conhecimento com elas. Isso, além de nos ensinar cada dia mais, ajuda para que a sociedade tenha acesso à informação e possa compreender o câncer de mama e se conscientizar da importância dos cuidados na prevenção para a cura da doença”, finalizou a presidente.

  

 

Casa de Amparo -  Atualmente o serviço de acolhimento de mulheres vítimas de violência funciona em conjunto com o judiciário, sendo a promotoria a responsável pelo encaminhamento das vítimas à Casa. Além das mulheres, a unidade também abriga os filhos dessas vítimas. No ambiente, elas fazem suas refeições, tem seus dormitórios, acompanhamento psicológico e médico e quando necessitam sair da unidade, a Prefeitura disponibiliza a parte de segurança para o percurso (ida e volta).

 

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet