Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

19/07/2017 | 15:11

Nova escola estadual vai beneficiar 2 mil estudantes do bairro Pedra 90

Da redação

Cerca de 2 mil estudantes da Escola Estadual Mário de Castro, localizada no bairro Pedra 90, em Cuiabá, serão beneficiados com a construção de um novo prédio, a ser iniciada nos próximos dias. A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) está em fase de contratação da empresa que será responsável pela construção da escola. A vencedora da licitação realizada na modalidade concorrência pública é a Jer Engenharia Elétrica e Civil – Ltda.

Inserida no programa Pró-Escolas, a nova unidade será construída no Padrão Seduc, 16 salas de aula, sala de articulação, biblioteca e laboratórios de física, informática e química, espaços administrativos (diretoria, secretaria, coordenadoria, sala de professores, arquivo, copa e sanitários), refeitório, cozinha com área de higienização, cocção, depósito de alimentos, depósito de utensílios, sanitários e serviços.

Além disso, a unidade terá um quadra poliesportiva com vestiários feminino e masculino, instalações elétricas de baixa tensão, posto de transformação, instalações de combate a incêndio e pânico e internet wifi.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, a nova escola é o resultado de uma gestão orçamentária austera, com vistas a gerar recursos para investimentos nas regiões mais vulneráveis socialmente de Mato Grosso.

“É determinação do governador Pedro Taques levar os melhores equipamentos públicos às regiões que mais precisam, pois sabemos que uma ambiência escolar adequada facilita o aprendizado e diminui a evasão”, disse o secretário.

A obra deverá começar em até 15 dias após a emissão da ordem de serviço, que é feita pelo Setor de Obras da Seduc, assim que a elaboração do contrato com a empresa for finalizada. A expectativa é de que a construção do novo prédio, que terá o valor de pouco mais de R$ 7 milhões, comece já no próximo mês.

Sistema Educacional

A construção da unidade faz parte do Novo Sistema Educacional do Pedra 90, idealizado pela Seduc no Programa Pró-Escolas para transformar a região por meio da educação. O projeto compreende a construção de outras três escolas (Nova EE Rafael Rueda, que será um Centro Integrado Escola-Comunidade – CIEC, Nova EE Malik Didier e uma escola modelo CIEC – Militar Tiradentes) e prevê que sejam desenvolvidas, em cada uma delas, atividades culturais, esportivas, tecnológicas e científicas, entre alunos, professores e comunidade.

O diretor da unidade, Emilson Pereira de Freitas, conta que a escola tem hoje quase 2 mil alunos e que a expectativa é a melhor possível.

“Acreditamos que, com a nova escola, a perspectiva dos alunos e dos profissionais vai melhorar muito. Agora já estamos até pensando nas campanhas para incentivar a conservação do novo espaço que teremos”, afirmou.

Gilvane Teixeira de Souza é pai de dois alunos da EE Mário de Castro e também é professor da rede estadual. Morador do Pedra 90 há quase 30 anos, lembra que escolas novas são anseio antigo da comunidade, que cresce a cada ano. “Esse é o momento propício para essas construções; já são anos esperando por isso e estamos cheios de expectativas. Agora, acredito que as novas escolas vão valorizar o nosso bairro e, por isso, a gente agradece”, disse. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet