Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

05/11/2018 | 14:07

Grupo de teatro cuiabano participa de festival na África com espetáculo infantojuvenil Da Redação - Isabela Mercuri

Olhar Direto

O grupo de teatro cuiabano ‘Tibanaré’ participa, neste final de semana, do Festival Internacional de Teatro do Mindelo, que acontece em Cabo Verde, na África. Com o espetáculo ‘Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros’ e uma oficina, o grupo faz sua estreia internacional a partir de quarta-feira (7), até domingo (11).

‘Fiu fiu – Um encontro entre pássaros’ é um espetáculo infantojuvenil. Segundo a sinopse: “Depois de tanto voarem sozinhos, dois passarinhos foram surpreendidos pelo destino brincalhão: Um encontro. Foi gorjeio a primeira vista. Unindo teatro, palhaçaria e dança, Fiu Fiu - Um encontro entre pássaros é um voar leve sobre um campo de possibilidades. Uma dança de verão em tempos de amor entre Passarinhar e Passarinhou. Traz para o público, formas poéticas dos cortejos a moda antiga, numa linguagem simples que produz risos sinceros e suspiros sensíveis. Uma história que reanima o charme da conquista e que reacende os corações que já estavam desacreditados. Acompanhar os dois passarinhos neste jogo da conquista é um remédio para um coração quebrado”.

O espetáculo será apresentado no sábado (10) e no domingo (11), às 16h, no espaço ‘Alaim’, durante a da 24º edição do Mindelect – Festival Internacional de Teatro do Mindelo. Na quarta (7) e na quinta-feira (8), o ator e diretor Jefferson Jarcem oferece uma oficina ‘Ponto de Partida’, em que traz as bases técnicas e orgânicas que compuseram o espetáculo, que tem uma linguagem corporal própria, inspirada nos treinamentos de grupo e na dança popular da cultura cuiabana.

Esta edição do festival conta com 60 espetáculos de 38 grupos diferentes, provenientes, para além de Cabo Verde, de Brasil, Portugal, EUA, Angola, Uruguai, Gana, França, Marrocos, entre outros.

“Mindelact é a grande festa dos afetos e da criatividade. O mindelact é também uma grande e importante marca que nasce no Mindelo e se expande por todo o Cabo Verde e, desde 1997, para todo o mundo”, conclui João Branco, presidente da Associação Mindelact.

O espetáculo do grupo Tibarané completa cinco anos de trajetória em 2018, e já passou por diversos estados brasileiros. “Estamos eufóricos com este momento, a cada ano vamos criando trajetórias que trazem aprendizados e ao mesmo tempo espaço para compartilhar nossos estudos”, afirma Jefferson.

A viagem para Cabo Verde tem apoio da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Participam na técnica Fernanda Gandes e Vini Hoffmann, e na cena Jefferson Jarcem e Julyana Pinheiro.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet